Uma mulher identificada como F.M. A.S registrou um boletim de ocorrência por violência doméstica após ser agredida com um garfo na perna e no braço pelo próprio marido identificado como J. R. Q.S. na noite desse domingo (06), no município de Nossa Senhora de Nazaré (PI). Após o crime, ele fugiu e, até o momento, não foi localizado.
Além das lesões, o suspeito teria apontado a arma de fogo para a vítima e a ameaçado de morte. A mulher relatou à polícia que vinha sofrendo ameaças, mas esta foi a primeira vez que ela denunciou o companheiro.
“Quando levamos ela para a Delegacia de Campo Maior para o registro do boletim de ocorrência, ele retornou para casa, pegou as coisas dele e foi embora”, disse o subtenente Luciano Ibiapina, comandante do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Nossa Senhora de Nazaré ao G1.
Os dois estavam juntos há oito anos e têm dois filhos.
LEI MARIA DA PENHA
O Dia Nacional de Luta Contra a Violência Doméstica e Familiar é uma data dedicada a alertar a sociedade sobre comportamentos agressivos e abusivos no ambiente doméstico contra mulheres, crianças e idosos cometidos por alguém próximo das vítimas. Neste mesmo dia é comemorado, ainda, 17 anos da Lei Maria da Penha, que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate à violência contra a mulher.
A Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no ambiente doméstico e familiar. O nome da lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante seis anos até se tornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983.
Apesar de o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 apontar uma queda de mais de 2% no número de feminicídio em 2021 comparado com 2020, ainda 1.319 mulheres foram assassinadas no ano passado apenas por serem mulheres. O documento também aponta crescimento de outras formas de violência, como a psicológica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.