Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:25

Ministério Público pede reprovação das contas de governo do prefeito de Altos (PI)

 Foto:Divulgação/Assessoria

O Procurador do Ministério Público de Contas, José Araújo Pinheiro Júnior, recomendou a reprovação das contas de governo do prefeito de Altos (PI), Maxwell da Mariinha, referente ao exercício de 2021.

O julgamento das contas deveria ter acontecido na terça-feira (12) da semana passada, em Sessão da Primeira Câmara (Ordinária), na Pauta de Julgamento Nº 018/2023 (TC/020087/2021), mas o processo foi retirado de pauta porque o relator do processo, Conselheiro Substituto Jackson Nobre Veras, não esteve presente na sessão. O processo volta à pauta em duas sessões.

O Promotor ainda pede que seja recomendado ao Prefeito, que empreenda esforços para implementar uma política educacional mais adequada para alcançar as diretrizes do Programa Nacional de Educação – PNE;  e dá transparência à sua gestão, publicando os decretos municipais no órgão de imprensa oficial no prazo de 10 dias a partir da ultimação do ato respectivo.

IRREGULARIDADES

Entre as irregularidades apontadas pelo MPC, estão a publicações de decretos no Diário Oficial dos Municípios fora do prazo legal; despesas de pessoal do poder executivo acima do limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal, que deveria ser de 54% e chegou a 70,17%, com gastos de pouca mais de R$ 17 milhões; distorção idade-série na rede municipal de educação, elevada nos anos finais; Portal da transparência mediano.

Cita também um Desequilíbrio das contas públicas, com a DFContas observou que o município apresenta uma disponibilidade negativa de R$ 2.078.659,83 com relação aos recursos não vinculados, demonstrando que não há disponibilidade de caixa suficiente para cobertura de obrigações financeiras não vinculadas assumidas.

VEJA PARECER DO MINISTERIO PÚBLICO DE CONTAS

VEJA PARECER DO RELATOR

Mais de Altos - PI