O governador Rafael Fonteles iniciou sua agenda na China, a principal parceira comercial do Brasil, nesta segunda-feira (23) com objetivo da internacionalização da economia piauiense e a atração de investimentos ao estado.
Inicialmente, o governador visitou a Zona Internacional de Demonstração de Energia do Hidrogênio, localizada no distrito de Daxing, em Pequim, capital da China. Atualmente, cerca de 170 empresas, entre chinesas e internacionais, estão instaladas na região. A expectativa é de que a zona abrigue até 400 empresas, até o fim de sua implantação.
A zona tem como objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à energia do hidrogênio. Ela busca, ainda, promover a cooperação internacional em energia do hidrogênio e estabelecer um sistema global de energia limpa, com o intuito de acelerar a transição energética para um planeta mais sustentável.
Em suas redes sociais, Rafael Fonteles destacou que a China está avançada para o uso do hidrogênio em substituição aos combustíveis fósseis. "Está cada vez mais evidente que o mundo inteiro tem se preparado para essa quarta revolução energética. Dito isso, viemos apresentar as vantagens comparativas do Piauí e discutir a possibilidade de um trabalho em conjunto entre o estado e a China. Na oportunidade, conversamos com algumas das empresas instaladas aqui na zona, onde pudemos colocar o nosso estado como referência mundial na produção do hidrogênio e discutimos a chegada de investimentos ao nosso estado", disse o governador.
Na oportunidade, o governador conheceu, ainda, um posto de combustível do hidrogênio já em operação dentro da zona. "É uma experiência que reforça nossa convicção de que a transição energética já é uma realidade e serve de grande incentivo para que possamos continuar em busca de investimentos para esse setor no Piauí", finalizou em suas redes sociais.
Projetos de infraestrutura
O governador Rafael Fonteles também participou, nesta segunda-feira (23), de reuniões estratégicas na China Communications Construction Company (CCCC) e China Communication Trading & Supply Co. Ltd (CCTSC), além da Genertec International. As reuniões têm como finalidade discutir projetos de infraestrutura no Piauí, especialmente o Intermodal do Vale do Parnaíba, que consiste no escoamento do que é produzido no Piauí por hidrovia e ferrovia até o Porto de Luís Correia.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.