O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi aplicado em todo o país neste domingo (5/11). De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são 3,9 milhões de candidatos inscritos para fazer a prova.
Em coletiva durante a noite, o ministro da Educação, Camilo Santana, deu mais informações sobre a ação da Polícia Federal (PF) depois da divulgação de fotos da prova – durante o horário do exame – com o que seria uma página da prova. De acordo com o titular do MEC, a PF já realizou duas diligências: uma em Pernambuco e outra no Distrito Federal.
“A polícia está engajada para identificar, fazer toda a investigação e poderá fazer outras diligências nas próximas horas para a gente identificar a divulgação dessas fotos após o início da aplicação das provas”, afirmou Camilo.
A imagem em questão revela a página com o tema da redação do Enem 2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A foto mostra ainda os texto de apoio que acompanham a etapa da prova.
Não está claro se a imagem foi capturada antes ou durante a aplicação da prova, que teve início a partir 13h30 no horário de Brasília. No entanto, a divulgação ocorreu durante a realização do exame, segundo o Inep. Conforme as regras do Enem, os participantes não podem utilizar smartphones ou qualquer outro dispositivo eletrônico durante a prova.
Segundo a assessoria de comunicação do Inep, sempre que o instituto é informado sobre possíveis vazamentos ou violações das provas, a Polícia Federal é acionada para conduzir investigações.
Com informações do Metrópoles
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.