Foi realizada entre os dias 17 e 24 deste mês a primeira etapa da “Operação Piracema” com o objetivo de inibir as práticas de pesca predatória e irregular durante o período da reprodução dos peixes.
A ação foi realizada pela Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Polícia Ambiental (CPA), em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e o Ibama. Nas cidades de Santa Filomena, Uruçuí e Guadalupe, as equipes realizaram as primeiras fiscalizações.
A Piracema é o período em que grandes cardumes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação dos peixes nos rios e lagoas.
Por conta disso, a Legislação do Ministério do Meio Ambiente estabelece normas para o período de proteção à reprodução natural dos peixes, ficando determinado que o período de defeso é de 15 de novembro a 16 de março de 2024, em lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.