Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:39

Duas cidades da região de Campo Maior (PI) registram casos de peste suína

 Foto: Imagem ilustrativa

A prefeitura de Boqueirão do Piauí, na região norte do Piauí, divulgou um comunicado na tarde desta sexta-feira (16/12), informando que foi registrado caso de Peste Suína Clássica (PSC), em uma comunidade da zona rural do município. Segundo o comunicado, um criador de animais procurou a prefeitura por suspeita da doença e, após profissionais colherem material e enviar a laboratório, a doença foi confirmada no rebanho de porcos.

Ainda segundo a prefeitura, a comunidade foi isolada e, após a confirmação da doença nos animais, estão sendo aplicadas as medidas instituídas pelo protocolo sanitário. 

CASOS EM COCAL DE TELHA

No início deste mês, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) já haviam confirmado casos de Peste Suína Clássica (PSC) na zona rural do município de Cocal de Telha, que limita com Boqueirão do Piauí.

NÃO CONTAMINA HUMANOS

Apesar do alerta nas duas cidades que compõem a Região dos Carnaubais, o gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, informou que a doença não é uma zoonose e não é transmitida para humanos. Consumir a carne de porco não caracteriza risco à população, segundo ele.

Técnicos da Adapi já realizaram o sacrifício sanitário dos 12 animais em Cocal de Telha e agora devem se seguir para Boqueirão do Piauí.

DECRETO DO GOVERNOD O ESTADO DO PIAUÍ

No dia 12/12 o Governo do Piauí baixou Decreto Nº 22.582, para a imediata aplicação de medidas para conter e eliminar o agente viral, evitando a disseminação da doença para outras regiões do Piauí e aguarda autorização do governo federal para um programa de vacinação de suínos no Piauí.

Mais de Boqueirão do Piauí