Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:32

Governador promete orla da lagoa e asfalto para museu do índio em Lagoa de São Francisco (PI)

 Foto: reprodução/video/FM Imperial

O governador Rafael Fonteles esteve nessa sexta-feira (12/01) no município de Lagoa de São Francisco, na região norte do Piauí. Ele participou do lançamento da retomada do programa Cisternas, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, liberação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), e distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF). As ações do governo federal foi feitas na Comunidade Indígena de Nazaré, a cerca de 12 km da sede do município.

Rafael prometeu pelo menos duas grandes obras que foram pedidas pelo prefeito João Arilson: A urbanização da Orla da Lagoa, que deu origem ao próprio nome do município; e a pavimentação dos 12 km de estrada de chão que ligam a cidade de Lagoa de São Francisco ao museu do Índio, o primeiro do Piauí, na Comunidade Nazaré.

“O prefeito João Arilson pediu como prioridade para esse ano a orla da nossa lagoa. Vai ser feita a orla e vai destino turístico. E não satisfeito, ele pediu a estrada. Dez milhões de reais. Vou fazer um compromisso com bancada federal para botar a metade e o governo do estado a outra metade” disse Rafael.

Participavam da comitiva do governador os deputados federais Merlong Solano, Flavio Nogueira e o senador Marcelo Castro.

Nazaré é uma comunidade que nasceu através dos indígenas e hoje vivem centenas de família. Lá, o governo do estado inaugurou recentemente o museu indígena Anízia Maria dos Povos Tabajaras, Tapuio e Itamaraty, mas o acesso ainda é em uma estrada vicinal, com bastantes irregularidades no terreno, o que impede, por exemplo, visitações de caravanas, de escolas, que usem ônibus mais modernos, mais baixos. O acesso não permite.

Mais de Lagoa de São Francisco