Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:50

Animais são encontrados mortos dentro de sacos em rodoviária de Parnaíba (PI); tutores reconhecem e entram em choque

 Foto: Reprodução

 Pelo menos três tutores já fizeram o reconhecimento dos animais que foram encontrados mortos, congelados e dentro de sacos plásticos numa calçada do entorno do Terminal Rodoviário de Parnaíba, no Norte do Piauí nesta ultima terça-feira (23).

Vinte animais – 12 gatos e oito cães –  foram abandonados e localizados por garis. Bastante abalados, os proprietários reconhecem os pets e prestam depoimento à Polícia. 

O delegado do 1º Distrito Policial, Ayslan Magalhães, disse ao Cidadeverde.com que há indícios de descarte ilegal de animais podendo caracterizar crime ambiental.

“Não há indícios de maus-tratos. Os animais chegaram à clínica doente e a suspeita é de descarte ilegal. Alguns animais estavam com viroses e deveriam ter sido levados para um local apropriado ou aterro sanitário para não contaminar outros animais e nem o meio ambiente”, disse o delegado.

A Polícia Civil fez parceria com o Centro de Controle e Zoonoses de Parnaíba para ajudar na identificação dos animais. Peritos do IML analisam os pets.

São cachorros e gatos, adultos e filhotes, todos mortos. Alguns deles usam fraldas. Não se sabe ainda quantos são, as causas das mortes, como e porque foram descartados dessa forma.

A suspeita é de que os cães e gatos tenham morrido quando estavam internados numa mesma clínica veterinária, e foram descartados de forma irregular. O caso segue sendo investigado.

Tutores abalados 

A cena chocou os tutores que tiveram que reconhecer seus animais no Centro de Controle e Zoonoses. Alguns deles chegaram a chorar, segundo apurou o Cidadeverde.com.

Os pets foram encontrados com suturas, ainda com fraldas, uns castrados, outros cirurgiados. 

O delegado pediu que os tutores dos animais procurem o 1º DP (no Complexo de Delegacias da Polícia Civil, Bairro São Francisco) para ajudar na investigação.

O diretor da Zoonose de Parnaíba, Vitor Dourado, disse que o crime chocou a cidade.

“A primeira vez que vemos isso. O centro de Zoonoses fez parceria com o IML cedendo espaço para ajudar no reconhecimento. Estamos todos traumatizados e nos solidarizamos com os tutores que estão abalados com essa situação”, disse Vitor Dourado.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou nota informando que estava acompanhando a investigação.

 

 

 

Com informações do G1 e TV Cidade Verde

Mais de Polícia