Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:47

Sequência de homicídios no sul do Piauí pode está ligado a disputa de facções

 

Três homicídios foram registrados em 48 horas em Avelino Lopes, no Sul do Piauí, a 790 km de Teresina. O mais recente aconteceu na manhã de domingo (18): Jiovam Ribeiro de Araújo, de 49 anos, foi morto a tiros em um comércio no Centro do município. Todos os crimes estão relacionados a facções criminosas atuantes na cidade, afirma a Polícia Civil.

As imagens da câmera de segurança do estabelecimento  mostram dois suspeitos chegando em uma motocicleta. Um deles desce do veículo e realiza vários disparos contra a vítima, de camisa amarela, e outros dois homens que estavam no interior do bar. Uma criança, atrás do balcão, testemunha a cena e se abaixa para evitar os tiros.

Segundo a Polícia Militar, Jiovam morreu após ser atingido e outro homem, baleado nas pernas, foi encaminhado ao hospital de Avelino Lopes. Os suspeitos de atirarem fugiram após o crime e ainda não foram encontrados.

​​​Execução em estrada vicinal 

O segundo ocorreu na tarde de sábado (17), quando a Polícia Militar foi acionada por populares e encontrou o corpo de Joniclei da Silva Lustosa, de 31 anos, às margens de uma estrada vicinal que liga Avelino Lopes à localidade Baixão dos Ribeiros, na zona rural do município.

Um vídeo gravado pelos suspeitos do homicídio mostra a vítima caminhando na estrada, com as mãos atrás da cabeça, acompanhada pelos autores do crime. Pouco depois, os homens a atingem com vários disparos de arma de fogo e a matam no local.

A Polícia Civil e a perícia criminal foram acionadas para investigar as circunstâncias da execução. Segundo o delegado titular de Curimatá, César Gomes, um dos executores foi identificado por meio de uma tatuagem vista no vídeo. Ambos, porém, não foram presos até o momento.

Morte de líder de facção

Já o terceiro, na tarde de sexta-feira (16), foi o de um líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Avelino Lopes, Emerson de Sousa Santos, mais conhecido como "Paçoca”.

Uma câmera de segurança registrou o momento em que dois homens em uma motocicleta chegam a uma adega e atiram contra o homem, que está sentado na calçada do estabelecimento

Nas imagens é possível ver o momento em que dois homens em uma moto se aproximam da vítima, que está sentada em uma cadeira na calçada de um comércio. O garupa puxa uma arma e começa a atirar antes mesmo do piloto parar o veículo.

A vítima se levanta e corre para dentro do comércio. Com o garupa ainda atirando, o piloto desce da moto, puxa uma arma e começa a atirar também, indo em direção à vítima. Os dois criminosos chegam a entrar no local e a atirar mais. Eles fogem em seguida. Nenhum dos suspeitos foi preso.

​​​​Investigação e reforço policial 

Todos os três crimes têm relação entre si, afirma o delegado titular de Curimatá, César Gomes, à frente das investigações. Conforme o delegado, a cidade de Avelino Lopes conta com a presença do Primeiro Comando da Capital (PCC) e de outra facção rival, oriunda da Bahia.

"É uma cidade que tem divisa com a Bahia, com um histórico de rivalidade e mortes entre as facções, inclusive crimes intermunicipais. Os integrantes desses grupos são extremamente organizados e mapeiam a população. As vítimas têm ou tiveram relação com os faccionados. Na maioria dos casos, os executores se valeram de motocicletas clonadas e utilizaram capacetes, explica.

Em vista da série de assasinatos a Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) instituiu um esforço concentrado de atuação nas cidades de São Raimundo Nonato e Avelino Lopes, sul do Estado, por 30 dias. Com o objetivo de combater a atuação de organizações criminosas, especializadas em tráfico de drogas, assaltos e assassinatos, nos municípios.

Foram enviados policiais da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) para realização de operações especiais nos municípios, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Diretoria de Inteligência (DINT).

Com informações do G1

Mais de Polícia