Vice-governador busca parceria com a Embrapa para o incentivo do cultivo de bacuri no norte do Piauí
O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho, reuniu-se com o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Neto, para tratar sobre a viabilidade de um projeto que visa tornar a região Norte do estado uma das principais produtoras de bacuri no Piauí.
O bacuri é uma fruta nativa da Amazônia, também presente nos estados do Maranhão e Piauí. Aqui, a fruta é encontrada principalmente na região Norte do estado, que possui condições climáticas e de solo favoráveis para o cultivo da fruta.
“O objetivo é incentivar a produção por meio da pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o cultivo e, com isso, queremos gerar renda para os agricultores familiares, agregar valor à produção e fortalecer a economia local”, comentou Themístocles Filho.
Segundo o vice-governador, o projeto prevê a realização de pesquisas para identificar as melhores variedades de bacuri para o clima e solo da região Norte do Piauí, além do desenvolvimento de técnicas de manejo adequadas e a capacitação dos produtores rurais.
A partir da reunião com a Embrapa, Themístocles Filho deverá se reunir com representantes do Governo do Estado e da iniciativa privada para discutir a viabilidade do projeto e buscar recursos para a execução.
"A Embrapa tem competência no desenvolvimento de tecnologias para a agricultura familiar", destaca o vice-governador. "Com a parceria da Embrapa, temos certeza que este projeto será um sucesso e vai contribuir para o desenvolvimento da região Norte do Piauí", concluiu ele.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.