Na tarde dessa terça-feira (19) os secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, e o secretário de Segurança Pública (SSP), Chico Lucas, estiveram reunidos, com o Grupo de Trabalho de Proteção Animal, para tratar sobre o protocolo integrado contra crime e maus-tratos a animais com exames periciais realizados em 2022 e 2023.
O grupo é composto ainda pela Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Civil, Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar e Polícia Científica.
“Muito importante esse encaminhamento, essas diretrizes coordenadas e apresentadas por este grupo de trabalho, que focou em análise de estudos técnicos" , enfatizou o secretário Daniel Oliveira.
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.
A Lei 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra o meio-ambiente, fauna e flora também sofreu alteração, aonde prevê pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, no caso de crime de maus-tratos contra animais.
Na oportunidade, o secretário de Segurança do Estado, Chico Lucas afirmou que o estudo realizado pelo grupo de trabalho será disponibilizado na internet. “Além disso, vai ser apresentado um Protocolo onde iremos discutir desde o primeiro atendimento, onde a Semarh vai fazer uma fiscalização junto com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA/PC-PI), até a questão de como acolher os animais”, afirma Chico Lucas.
Agora, além do canal da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, o Disque Denúncia da Semarh passa a ofertar esse suporte na proteção e defesa dos animais no Piauí. A ação faz parte da meta nº 09 do Governo do Piauí, coordenada pela Semarh, que é instituir, com participação ativa da sociedade, a Política Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos.
Para registrar uma denúncia, basta entrar em contato pelo número (86) 98112 9958, que também atende por meio do WhatsApp.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.