Vídeos feitos por moradores mostram a PI-245, no município de Itainópolis, a 365 km de Teresina, comprometida após as chuvas registradas nos últimos dias no Sul do Piauí. Nas imagens, é possível ver que um trecho da estrada cedeu e outro rachou.
A prefeitura da cidade decretou estado de emergência após o volume do Rio Itaim aumentar consideravelmente.
Com o acúmulo de água no acostamento, partes da PI-245 cederam e preocuparam os moradores que passam pela área. Além dos trechos que foram ao chão, outros pontos apresentam grandes rachaduras.
O resumo semanal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apontou que a cidade de Itainópolis está com alerta rosa, com possibilidade de 100 e 200mm de chuvas nesta semana.
"É importante ressaltar que precisamos considerar os alertas diários, pois eles indicam as alterações da interação dos sistemas, daí pode ter a possibilidade de chuvas intensas que acumulem os 100mm em um único dia", explicou a climatologista Sara Cardoso, ao g1.
Decreto de Emergência
O Prefeito Municipal de Itainópolis decretou na terça-feira (2), situação de emergência nas áreas da cidade afetadas por enchentes e alagamentos.
No Decreto Nº 015, a Prefeitura considerou o alto nível de água e a vazão do Rio Itaim, que provocou transbordamento e afetou as zonas rural e urbana, gerando danos e até possíveis famílias desabrigadas.
No documento, a prefeitura comprometeu-se ainda a analisar as residências que apresentam risco e resgatar moradores caso seja necessário. O Departamento de Defesa Civil do Município disponibilizou ainda um número para resgate de moradores em perigo: (89) 9 9442-8731.
Aulas suspensas
Em nota, a Secretaria de Educação do município informou que as aulas da Rede Municipal estão suspensas durante o período de 02 a 05 de abril, devido à falta de acesso através das estradas vicinais.
Moradores isolados e estudantes sem aulas em Massapê do Piauí
A Prefeitura de Massapê do Piauí decidiu antecipar as férias da rede municipal de ensino da cidade após o rompimento parcial da barragem da Ingazeira ter deixado quatro comunidades isoladas, na segunda-feira (1º).
Saiba mais: Barragem se rompe e deixa população isolada no Piauí
A decisão é para que os estudantes da região não sejam prejudicados. Embora o volume de água tenha diminuído na terça-feira (2), algumas comunidades seguem isoladas por conta de estradas intrafegáveis e passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.
Fonte: G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.