Duas cidades do Piauí entraram no “mapa da violência 2024”, divulgado essa semana, por terem acima de 100 mil habitantes, base para o estudo do do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Apenas Teresina e Parnaíba entraram no estudo.
O mapa levou em consideração, para a contagem dos homicídios no Brasil, os homicídios estimados, que é a soma dos homicídios registrados mais os homicídios ocultos. Os números são referentes ao ano de 2022.
Os homicídios registrados são aqueles provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS), que correspondem aos óbitos causados por agressões mais as intervenções legais; já os homicídios ocultos são os óbitos classificados no SIM/MS como mortes violentas com causa indeterminada (MVCIs), mas que seriam homicídios.
As das cidades do Piauí
Teresina ficou entre as 9 capitais mais violentas do Brasil. A capital do Piauí teve 40,4 homicídios por 100 mil habitantes. Com uma população de 866.300, foram registrados 343 Homicídios registrados e 7 Homicídios Ocultos, totalizando 350 homicídios estimados.
Com maior taxa de homicídio do que Teresina, o mapa traz, pela ordem, Salvador-BA, Macapá - AP, Manaus – AM, Porto Velho - RO, Fortaleza – CE, Recife – PE, Aracaju – SE, e Maceió.
Florianópolis é a capital com menor taxa. Apenas 8,9 homicídios por cada 100 mil habitantes. Logo depois, entre as capitais menos violentas vem Brasília - DF, Cuiabá-MT, São Paulo e Goiânia – GO.
Já cidade de Parnaíba (PI) ficou na posição 42 entre as 319 cidades mais violentas do Brasil, com população acima de 100 mil habitantes. Neste item, cinco cidades do estado da Bahia ficaram na liderança: Santo Antônio de Jesus, Jequié, Simões Filho, Camaçari, e Juazeiro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.