O Instituto Qualitativa divulgou nesta quarta-feira (26) uma pesquisa de intenção de votos para a prefeito de Campo Maior registrada sob o nº PI-09228/2024. Os números confirmam a liderança de Paulo Martins (PT) quando se colocam os apoios de Lula e Rafael, assim como mostrou a pesquisa do Instituto Piauí Vox divulgada recentemente. Carboreto e João Félix empatam entre os mais rejeitados.
O PDT havia entrado com uma ação para impedir a divulgação alegando que João Félix não é aliado de Bolsonaro, o que foi aceito pelo Juiz Julio Cesar Garcês. No entanto, o instituto recorreu da decisão, alegando que João e Bolsonaro são sim aliados e o TRE-PI concedeu autorização para divulgação. Veja os números abaixo.
Com apoio do Governador Rafael Fonteles e do presidente Lula, Paulo Martins lidera a disputa pela prefeitura de Campo Maior com 41,75% das intenções de votos. Com apoio do Senador Ciro Nogueira e do ex-presidente Bolsonaro, o atual prefeito João Félix (PP) fica em segundo com 28,75%. Carboreto com apoio de Themistocles Filho vem em terceiro com 9,75%. Não sabe/não opina são 14,50% dos eleitores e nenhum/branco/nulo, 5,25%.
No cenário espontâneo, quando não é citado o nome dos pré-candidatos, tem um empate técnico entre João Félix e Paulo Martins. Dos entrevistados, 32,25% responderam votar no atual prefeito, enquanto 27,50%, preferem Paulo Martins. Uma diferença de 4,75%, o que representa um empate dentro da margem de erro. Em terceiro aparece Carboreto com apenas 2,25%. 34,75 responderam que não sabe/não opina e 3,25% votariam em branco/nulo/nenhum.
No cenário estimulado, a diferença entre João e Paulo Martins é de 9%, menor do que o apresentado pelo instituto Piauí Vox. Dos entrevistados, 44,75% responderam que votariam no atual prefeito, enquanto 35,75% estariam dispostos a votar em Paulo Martins. Carboreto é o terceiro com 7,75%. 9,50% não sabe/não opina e 2,25% responderam que votariam em branco/nulo/nenhum.
Rejeição
Quando perguntado em quem o eleitor não votaria para prefeito de Campo Maior, Carboreto é rejeitado por 32,50% e João Félix por 32,25% dos eleitores, um empate técnico entre os dois. Paulo aparece com 17,75%. 14% responderam que não sabe/não opina e 3,50% responderam que não rejeitam nenhum/branco/nulo.
Ficha Técnica
O Instituto Qualitativa entrevistou 400 eleitores entre os dias 19 e 20 de junho na zona urbana e rural de Campo Maior. O nível de confiança é de 95%, a margem de erro é de 4,87%, com P=0,5. Os questionários foram aplicados com uso de equipamento eletrônico, supervisão in loco e via GPS, o que gera uma maior exatidão no resultado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.