Com o tema “cidadania e orgulho de sermos brasileiros” as escolas da rede municipal e estadual de Jatobá do Piauí, através de seus alunos, professores e gestores, levaram às ruas de Jatobá do Piauí temas subtemas como o esporte olímpico, meio ambiente, tecnologia, artesanato e o orgulho da educação jatobaense.
A celebração pelo o Dia da Independência aconteceu no inicio da noite desse sábado e foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria de outras secretarias e prefeitura municipal, abordando eixos temáticos que contribuem para a construção de uma identidade nacional e local onde a educação seja a base para a formação de uma sociedade mais consciente, inclusiva e formar indivíduos completos, capazes de pensar de forma crítica, agir de forma autônoma e contribuir para a melhoria do município e do mundo.
Creche Mamãe Lina, Escolas João Félix de Andrade, Tertuliano Pereira, Oscar Gil Castelo Branco e CETI professor Francisco Luís levaram temas como os jogos olímpicos e a representatividade de atletas brasileiros que superaram seus limites nos jogos de Paris 2024, a sustentabilidade e cidadania ambiental, a educação de Jatobá do Piauí, destaque em várias avaliação e premiações.
Pode ser destacado os excelentes desempenho da educação de Jatobá do Piauí no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa), entre as 5 melhores educação da região dos Carnaubais; no índice de alfabetização do programa “Criança Alfabetizada; Índice de Qualidade da Educação do Município (IQEM); dois anos seguidos prêmio Selo UNDIME de Alfabetização e Gestor Educador; e já neste segundo semestre uma aluna da Escola Tertuliano Pereira recebeu medalha de bronze pelo excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) 2023, reforçando o papel de transformação da educação, através dos professores e gestão da escola, e da todos os atores que fazem a educação municipal, haja vista que a estudante é a expressão do resultado de um caminho trilhada na educação da rede municipal.
A Escola CETI professor Francisco Luís trouxe os avanços das tecnologias e seus benefícios para a educação. Já a Escola Oscar Gil castelo Branco abordou o artesanato, como força de trabalho, empreendedorismo transformados pela educação.
O desfile foi encerrado com a apresentação brilhante de soltados do Tiro de Guerra “sentinela dos carnaubais” de Campo Maior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.