Para reforçar as ações de enfrentamento ao câncer de mama durante a campanha Outubro Rosa, os Caminhões da Mamografia estarão neste mês realizando em Lagoa de São Francisco e outros municípios piauienses exames gratuitamente.
A estimativa é que mais de 7.000 mamografias sejam realizados em mulheres de 40 a 69 anos durante o mês de outubro, fortalecendo o enfrentamento à doença e reforçando as ações de diagnóstico precoce.
Além de Lagoa de São Francisco os municípios de Altos, Domingos Mourão, Wall Ferraz, Aroeiras do Itaim, Vera Mendes, São Raimundo Nonato, Passagem Franca do Piauí, Barro Duro, Miguel Leão, Curralinhos, Nazária, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Brejo do Piauí, Pajeú do Piauí, Flores do Piauí, Ribeira do Piauí, Socorro do Piauí, Paes Landim, São Miguel do Fidalgo, São João da Fronteira e Piracuruca também serão atendidos no projeto.
"Facilitar o acesso dessas mulheres ao exame de mamografia é um trabalho que reflete diretamente na premissa do enfrentamento ao câncer de mama, uma vez que a mamografia é o exame essencial para a confirmação do diagnóstico precoce, permitindo que, caso necessário, a mulher inicie seu tratamento", fala Rodrigo Martins, diretor da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara).
Desde o início do serviço, em junho de 2023, os caminhões já atingiram a marca de 101.795 mamografias realizadas. Para ter acesso ao serviço gratuito, as mulheres de 40 a 69 anos devem procurar a atenção básica de seus municípios para serem reguladas.
Ainda neste mês de outubro, em alusão à campanha do Outubro Rosa, a Sesapi, por meio da Coordenação de Saúde da Mulher, realizará uma palestra no dia 14, seguindo a temática da campanha de 2024. Com o tema "Saúde da Mulher: desafios e perspectivas para o controle do câncer de mama", a palestra será ministrada pela médica obstetra Lorena Norberta.
A Sesapi também realizou a distribuição de material informativo do Ministério da Saúde para os municípios. "Todos os municípios receberam o material informativo e têm autonomia para a realização de ações que reforcem o engajamento na campanha deste ano. O objetivo principal é ter uma maior participação por parte dos gestores municipais, assim como da população", fala Auzeni Moura Fé, coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.