Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:55

Diretor de escola em José de Freitas (PI) é afastado após comentário racista: ‘até compraria vocês’

 Diretor de escola é afastado após fazer comentário racista no Dia da Consciência Negra — Foto: Reprodução/G1

O professor Aldreciano Vieira, diretor da Escola Municipal Filomena Alves, em José de Freitas, a 54 km de Teresina, foi afastado de suas funções após publicar um comentário racista nas redes sociais (veja abaixo). Na declaração, o diretor agradeceu pelo feriado nacional do Dia da Consciência Negra, ocorrido na quarta-feira (20), e afirmou que “até compraria” pessoas negras “anos atrás”.

"Obrigado pelo feriado, uns anos atrás eu até compraria vocês”, escreveu o diretor, fazendo referência ao comércio de negros escravizados no Brasil, que ocorreu durante 300 anos.

Em uma rede social, ele disse que a "suposta fala que estão vinculando à minha rede social será discutida perante as autoridades competentes, sob o crivo do contraditório e ampla defesa".

Além do afastamento do cargo, a Secretaria de Educação de José de Freitas informou que abriu um processo administrativo para apurar a conduta do educador

O Coletivo Cabelos de Axé, composto por pessoas negras da cidade, registrou um boletim de ocorrência contra o diretor na Delegacia de José de Freitas, que vai investigar o caso. A entidade também vai denunciar o professor ao Ministério Público do Piauí (MPPI).

"Tal indivíduo desrespeitou a memória, a luta do povo negro, e violou os princípios básicos de dignidade e respeito que devem nortear qualquer convivência social. Essa declaração representa uma afronta direta às conquistas da população negra e reforça estruturas racistas que insistem em desumanizar nossos corpos e histórias", apontou o coletivo nas redes sociais.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, virou feriado em todo o Brasil por meio de um projeto de lei sancionado pelo presidente Lula (PT) em 2023.

A data marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. É também uma ocasião de conscientização sobre a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos da população negra brasileira.

Anteriormente, a data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Neste ano, o Dia da Consciência Negra foi celebrado em todo o país.
 

Fonte: G1

Mais de José de Freitas