A primeira dama do Piauí, Isabel Fonteles chorou de emoção durante uma solenidade realizada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e o Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA) em Campo Maior.
O objetivo do evento foi apresentar o projeto de regionalização do serviço de acolhimento familiar para o território dos carnaubais. Durante a apresentação foi exibido um vídeo bastante comovente de crianças que vivem em orfanatos de Teresina implorando para serem adotadas e outras pedindo para reencontrar suas famílias.
Ao usar a tribuna, Isabel Fonteles lembrou que esses dias estava conversando com seus filhos e falando sobre a situação dessas crianças momento que não segurou as lagrimas. “Não tem como ver um vídeo desse e não se emocionar”, disse a primeira dama ressaltando que o Governo do Estado vem trabalhando forte para reverter esse cenário.
A região dos carnaubais terá dois aglomerados, o AG1 formado por Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco e o AG2 que será formado por Assunção do Piauí, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antônio, São João da Serra e São Miguel do Tapuio.
O objetivo do projeto é fazer com que as crianças, ao invés de serem levadas aos orfanatos em Teresina, possam ficar na sua própria cidade com uma família acolhedora. O Estado pagará o valor de R$ 1 mil reais para a família que acolher uma criança. O núcleo regional em Campo Maior ficará no Bairro Zurique, próximo ao Fórum.
A regionalização do acolhimento familiar é um marco na política de proteção à infância no Piauí, fortalecendo o direito das crianças de crescerem em ambientes afetivos e próximos de suas origens.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.