Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:15

Chuvas devem aumentar em Campo Maior e diminuir em Picos (PI), diz meteorologia

 Bairro Califórnia em Campo Maior após chuvas - Foto: Campo Maior em Foco

A meteorologia prevê redução das chuvas na região de Picos nos próximos dias. A cidade estava sob a ação de um sistema considerado episódico, um canal de umidade do Atlântico Sul, chamado de Zacas, que se desconfigurou. A tendência, segundo os especialistas, agora é de precipitações com volumes moderados a fracos, favorecendo as ações de recuperação e reconstrução programadas para o município, que sofreu com a intensidade das chuvas no início da semana.

"O padrão agora é de chuva moderada a fraca, ou seja, aquelas condições de pouca chuva e mais esporádicas. Porém, a gente manteve o alerta pela condição de fragilidade dos morros", explica o climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa.

Aumento das chuvas em Teresina e no norte do Piauí

A previsão indica também aumento de precipitações na Grande Teresina. Além da capital,  Campo Maior, Altos e outras da região centro-norte, como Castelo e Piripiri, devem registrar crescimento no volume de chuvas. 

"Isso requer um pouco mais de atenção por parte dos órgãos, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, para que haja um pronto atendimento com resolutividade das ações para danos possíveis que aconteçam nessa região", avalia Michel Francisco, coordenador do Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres (Cegrid).

Leia também- Campo Maior (PI) recebeu 152 mm de chuva em menos de 24h; Bairros ficam alagados

Vale do Longá

Para a região do Vale do Longá, há previsão de aumento na cota dos rios em função das chuvas previstas, com probabilidade de aumento no nível no próximo mês. Cidades como Luzilândia e Batalha, que são banhadas pelos rios Parnaíba, Longá ou Poti, podem registrar alagamentos.

Litoral

Michel Francisco recomenda atenção e acompanhamento permanente com a região litorânea por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), no Oceano Atlântico, que está trazendo umidade e levando chuvas para Parnaíba. A tendência, segundo o coordenador do Cegrid, é que, até o fim do mês, os volumes de chuvas fiquem mais concentrados do Médio Parnaíba para a faixa norte do estado.

Mais de Campo Maior