Facebook
  RSS
  Whatsapp

  07:30

Cerca de 500 carteiras de identidade são emitidas para trabalhadoras rurais de Castelo (PI) durante mutirão

 

Durante a última quinta (23) e neste sábado (25), esteve na cidade de Castelo do Piauí, o Mutirão da Cidadania onde por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), emitiu cerca de 500 Carteiras de Identidade Nacionais.

O Mutirão reuniu diversos serviços que permitem o acesso às políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O espaço é uma oportunidade para que moradores de comunidades rurais possam obter documentos atualizados.

Uma das beneficiadas com a ação foi Rita de Paiva, que mora na localidade Açude Mão Cortada, zona rural. Ela soube do evento através da mobilização dos agentes locais e trouxe a família para atualizar os documentos no mutirão.

"Vim tirar a carteira de identidade e a família também. Graças a Deus, documento atualizado. É o tipo de coisa que a gente não consegue fazer e agora tem aqui pertinho de casa, destacou.

A ação integra o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e é fruto de uma parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), com o objetivo de garantir o acesso gratuito à documentação civil e trabalhista para trabalhadoras rurais e a população em geral.

O objetivo é que a ação ocorra de forma itinerante por todo o estado. Para a superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da Secretaria da Assistência Social (SAF), Márcia Mendes, a realização de mutirões é fundamental para assegurar que mais cidadãos tenham acesso a seus direitos de forma rápida e eficiente.

“O mutirão traz essas instituições governamentais e coloca em um espaço para ofertar o serviço de qualidade”, destaca a superintendente.

O espaço disponibiliza, de forma gratuita, a emissão da nova carteira de identidade (RG), do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e  a atualização e 2ª via de certidões, além de acordos e alterações em registros civis, como união estável, divórcio e paternidade. No âmbito da saúde, os serviços incluem exames de mamografia e atendimento psicossocial, através da Unidade Móvel de Mamografia, bem como palestras sobre temas, como violência doméstica, saúde mental e nutrição. 

Para obter a Carteira de Identidade Nacional, os interessados devem apresentar CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizada com selo de verificação.

“A Carteira de Identidade vai além de um documento. É um instrumento essencial de cidadania, que permite o acesso pleno a direitos básicos. Participar deste mutirão reafirma nosso compromisso com a inclusão social e a promoção da cidadania no Piauí”, ressaltou Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação.

Mais de Castelo do Piauí