Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:23

Rebelião provoca fuga em massa de detentos de presídio do Piauí

Segundo os agentes penitenciários, várias grades foram arrancadas, paredes foram depredadas e cadeados foram danificados durante a rebelião.

 

Uma fuga foi registrada na Casa de Custódia no início da tarde deste domingo, 26. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários, a maioria dos detentos que escaparam seriam do pavilhão D.

 

Durante a fuga, os presos que permaneceram no presídio deram início a uma rebelião. Eles atearam fogo em colchões e tecidos nas entradas dos pavilhões, com o objetivo de dificultar o trabalho de contenção. 

 

De acordo com Jefferson Dias, diretor de assuntos sindicais do Sinpoljuspi, a fuga teria ocorrido por um túnel. Ainda não se sabe a quantidade exata de detentos que escaparam, mas a estimativa é que tenham sido aproximadamente 20 presos.

 

A rebelião envolveu detentos de pelo menos três pavilhões - H, E e D. Segundo os agentes penitenciários, várias grades foram arrancadas, paredes foram depredadas e cadeados foram danificados durante a rebelião. Até as 16 horas os servidores da unidade e os policiais militares ainda trabalhavam para conter a rebelião. ambém ainda não há informações confirmadas sobre o número de feridos. Mas o Sinpoljuspi confirmou que um detento foi assassinado.

 

Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi, acredita que o homicídio tenha ocorrido com o propósito de acobertar a fuga, distraindo os agentes.

 

"Num primeiro momento, houve a informação de que uma pessoa estava passando. Em seguida os agentes já encontraram um detento com uma perfuração nas costas e, enquanto era feito o socorro, já veio a notícia da fuga. E várias pessoas avistaram dezenas de presos saltando os muros da Casa de Custódia", relata Kleiton Holanda.

 

Fonte: Portal O Dia 

Por Otávio Neto

Mais de Polícia