Facebook
  RSS
  Whatsapp

  22:50

E se o João Félix perder Jatobá do Piauí e Campo Maior?

 

Já diz um ditado popular que é melhor um pássaro preso do que dois voando. E nem se deve ter pássaro preso, mas é ditado popular. O prefeito de Campo Maior, João Félix de Andrade, tentar administrar dois municípios simultaneamente. E se perder nos dois?

Com pesquisas que lhe davam lideranças com folga em Campo Maior, mas vendo a possibilidade de ter o mandato cassado pela justiça e não poder concorrer à reeleição, por ser condenado por improbidade administrativa, João Félix preparava o filho, Dogim Félix, para ser o seu substituo.

Com a negligência judicial e a certeza que não cumprir a pena que o condenou, e vendo uma oposição fraca, desorganizada, sem perspectiva em Jatobá do Piauí, João Félix, então, muda a estratégia. Em vez de Campo Maior, ele transfere o filho para ser candidato em Jatobá do Piauí, chegando no apagar das luzes. 

A partir de 1 de janeiro de 2025, João Félix pode ser prefeito de Campo Maior e de Jatobá do Piauí simultaneamente. Sim! Caso Dogim saia vitorioso em Jatobá do Piauí, o prefeito, na prática, será o próprio pai. Eles mesmos dizem isso nas reuniões politicas.

JATOBÁ ESTÁ DIFICIL. E SE CAMPO MAIOR VIRAR NESTA SEMANA? 

As pesquisas populares, ou seja, aquelas que não precisa pagar institutos, apontam que o atual prefeito Hilton Gomes está com muito mais chances de se reeleger. Pelo seu mandato, pelo trabalho, pelas oportunidades que tem dado ao povo do próprio município. E compara com os mandatos de João Félix em Jatobá, onde foi prefeito duas vezes há 20 anos, onde os principais cargos sempre foram ocupados por pessoas de Campo Maior. E a própria oposição que abraçou João Félix, sabe que ele “não dá agua pra pinto beber”. Sabem que o espaço na gestão será, no máximo, ter um emprego no terceiro escalão.

As pesquisas dos institutos estão bem, de acordo com quem as encomendam. As do Dogim dão vitória a ele; as do Hilton dão vitória a ele. Só saberemos mesmo no próximo domingo (06), lá para as 19 horas. Mas as pistas de quem vai ganhar já estão claras.

E Campo Maior, onde João Félix canta de galo e berra de bode, literalmente, neste último caso, que já ganhou? Campo Maior é uma cidade grande, com muitos eleitores que não dependem de Bolsa Social. Mas também tem muita gente que deveria está recebendo esse programa, mas o João Félix focou em dá o beneficio à pessoas de Jatobá do Piauí. Em lista divulgada ontem, tem até filho do candidato a vice-prefeito, tem pessoas que ocuparam cargo no alto escalão da própria gestão do prefeito Hilton Gomes, tem pessoas que cuidam da casa de João Félix em Jatobá e os de Campo Maior são pessoas que teoricamente não deveriam está recebendo benefício. E os que realmente precisa que não conseguiram? 

E se as pessoas com necessidade de uma bolsa em Campo Maior, que não ganharam, mas sabem que o programa está direcionado para Jatobá do Piauí, se revoltarem e não votar mais em João Félix? E se quem não depende da bolsa, mas ia votar em João e percebeu agora que a ganancia pelo poder nas duas cidades fogem totalmente de um projeto de governo para Campo Maior e também não votar mais?

E se o lixo que toma conta de Campo Maior começar a incomodar a todos, como os 4 meses de salários atrasados na segunda gestão de João impactou na tentativa dele eleger sua sucessão, em 2011? No caso do lixo, seria falta de pagamento à empresa, aos coletores, pois o dinheiro público de Campo Maior hoje sustenta duas campanhas milionárias do pai, em Campo Maior, e do filho em Jatobá do Piauí? 

Tudo isso pode trazer uma reflexão e uma mudança do eleitor nesta ultima semana. E disputa eleitoral é um jogo: enquanto não apita o final da partida, no caso da eleição é enquanto não fecha a urna, tudo ainda pode acontecer.

Mais de Blog da Redação