O jovem Ronald Luiz Campelo Cruz, de 18 anos, estudante da rede estadual de ensino em Novo Santo Antônio, município localizado na região dos carnaubais, no Piauí, alcançou um feito notável ao ser aprovado três vezes em Medicina, sendo uma delas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e duas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsa integral de 100%.
Nas seleções do ProUni, Ronald conquistou o 1° lugar na faculdade Unisa e o 7° lugar na Facid. Além dessas conquistas, ele já havia se destacado anteriormente ao ser aprovado em Medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Natural de Novo Santo Antônio, Ronald estudou no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Antônio Vitório de Sousa, onde também se destacou em competições acadêmicas, conquistando medalhas de ouro no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²) e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
O estudante atribui sua inspiração para seguir a carreira médica aos seus irmãos gêmeos, que também cursam Medicina. Ronald mantinha uma rotina disciplinada, equilibrando estudos e exercícios físicos, e reconhece o papel fundamental do apoio da família em sua trajetória.
Em suas redes sociais, Ronald compartilhou a emoção de mais uma aprovação: “Eu ainda estou de pé”. Ele escreveu: “Nada mais justo do que usar essa música neste post. O curso de Medicina sempre foi um sonho, porém o caminho a ser trilhado é desafiador e muitos desistem antes de chegar lá. Saindo de Novo Santo Antônio, uma das menores cidades do Piauí e do Brasil, isso apenas confirma o poder que o estudo nos dá, a oportunidade de abrir um mar de possibilidades e conquistar horizontes maiores. Diretamente da escola pública para o mundo.”
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, também parabenizou o estudante em suas redes sociais, destacando: “Um jovem de apenas 18 anos mostra que a combinação de esforço, dedicação e sonhos pode mudar vidas.” Ele acrescentou: “É a garra e a perseverança de estudantes como o Ronald que inspiram a trabalhar ainda mais uma educação pública de qualidade.”
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.