
Nesta quinta-feira (27), a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), deu o encerramento do Curso de Processamento de Produtos da Sociobiodiversidade, no Assentamento Santa Ana, localizado na cidade de Capitão de Campos, norte do Piauí. O evento reuniu 30 agricultores familiares da região, com foco no aproveitamento do pequi e de outros frutos tropicais, fortalecendo o setor produtivo local.
A ação é fruto de uma demanda da comunidade Santa Ana, atendida pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). De acordo com o secretário Fábio Abreu, o curso é mais um passo importante para o fortalecimento da produção local. “Este curso é uma oportunidade para capacitar os produtores locais, agregando valor ao pequi e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, destacou.
Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a produção de diversos produtos derivados do pequi, além de práticas culinárias que valorizam a biodiversidade local. A parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foi essencial para a realização do curso e a certificação de produtos de origem vegetal.
Geyson Moura, diretor de Pesquisa e Gestão Ambiental da Sada, explicou que o curso também tem como objetivo ampliar a vida útil dos produtos. “Com a diversificação e o aproveitamento adequado do pequi, conseguimos garantir uma prateleira mais longa e estável para esses produtos, promovendo a economia local e a inclusão social”, disse.
A prefeita de Capitão de Campos, Eroneide Gomes, também esteve presente e enfatizou a importância do curso para a comunidade. “Estamos aqui, com as nossas instrutoras e representantes da Sada e Adapi, buscando não apenas o aproveitamento do pequi, mas também a certificação estadual dos produtos e o selo de qualidade. Isso fará toda a diferença para nossos produtores”, comentou.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar