A empresa Urban Systems divulgou o ranking "Connected Smart Cities" que traz um ranking das cidades brasileiras com melhor mobilidade e acessibilidade urbana. Foram avaliadas 500 cidades e divulgada a lista das 50 mais bem colocadas. Teresina, capital do Piauí, ficou em 11º lugar, mantendo a mesma posição de 2016. São Paulo foi eleita, pelo segundo ano, a melhor cidade brasileira em mobilidade urbana e acessibilidade, seguida por Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), que também mantiveram as posições do último levantamento.
As novidades foram Salvador-BA que pulou da posição 27 para 7º, e Recife que saiu da posição 22 para o 9º lugar. Campinas – SP caiu do 5º para o 17º, e Goiânia (GO) do 6º para 20º lugar.
A melhor cidade do Nordeste é Fortaleza (CE) que aparece em 6º lugar. Na edição de 2016, o capital cearense estava em 10º lugar.
A presença de São Paulo no topo do é justificado pela boa integração entre meios de transporte, mais de 400 km de extensão de ciclovias (que privilegiam o transporte não-poluente), ampla rede de metrô e trem, maior cobertura dos serviços de transporte compartilhado (aplicativos como Uber, 99 e Cabify, por exemplo), além das três rodoviárias e dois aeroportos.
A pontuação leva em consideração oito critérios: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos meios de transporte públicos; quantidade de ônibus por habitante; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; rampas para cadeirantes (acessibilidade); número de voos semanais (conectividade com outras cidades); e transporte rodoviário.
Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.