Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  09:54

Os moradores de Esperantina ficaram revoltados depois que a prefeitura removeu árvores da Quadra Noemi Lages, para realização do 3º Festival do Peixe. O motivo da retirada foi a montagem do palco do evento. Ambientalistas falaram ao G1 que o prejuízo é grande aos moradores, já que a cidade atinge temperaturas de até 40°C. A prefeitura informou que as árvores foram replantadas em outro lugar.


O ambientalista Elias Medeiros, que é morador da cidade, foi quem fez a denúncia em seu perfil no Facebook no último dia 18, quando as árvores foram retiradas. Ele declarou que a ação foi inconsequente. "É uma falta de respeito ao meio ambiente e ao projeto de arborização urbana, foi um ato inconsequente. As pessoas que moram ou trabalham no entorno ficaram indignadas", disse Elias.


Em sua publicação, moradores demonstraram revolta. Muitos que ajudaram a plantar e a cuidar dar árvores lamentaram o ocorrido."As pessoas que moram em frente a essa praça eram quem cuidavam com todo carinho dessas árvores. Não as deixando morrer no verão, cuidando, tratando... Pra isso? Quantas vezes levei meu balde d'água quando morei aí também", comentou uma moradora.


"Meu Deus, logo eu que ajudei a plantar essas árvores, que vergonha prefeita, desse jeito você vai acabar com a nossa cidade", declarou outro.A página da prefeitura de Esperantina em uma rede social também foi alvo da revolta dos moradores, que desaprovaram a retirada das árvores na praça e cobraram das autoridades a execução de medidas que não prejudiquem o meio ambiente.

 

 

De acordo com a ambientalista Jacqueline Lustosa, o prejuízo ambiental do desmatamento é grande e é sentido principalmente por quem vive próximo às áreas arborizadas, já que as plantas fornecem sombra e ajudam a reduzir temperaturas.


"Se for feito um transplante correto, não existe problema, mas a retirada dessas árvores causa um dano enorme ao meio ambiente e prejudica o bem estar da população que vive próxima ao local. A sombra das árvores é essencial em um estado com o Piauí que chega a registrar 40º C", declarou.


A prefeitura de Esperantina informou ao G1 que as árvores foram imediatamente replantadas e, segundo nota, não houve crime ambiental no ato da remoção. Ainda conforme a prefeitura, a realização do Festival do Peixe não estava prevista para a quadra de esporte Noemi Lages, mas para outra área muito mais ampla e alugada exclusivamente pelo período do Festival.

 

Fonte: G1/PI

Por Otávio Neto

Mais de Cidades