O número de denúncias envolvendo trabalho infantil, no Piauí, cresceu quase 12 vezes em apenas três anos, segundo o Ministério Público de Trabalho (MPT).
No ano de 2014, o Ministério do Trabalho fez o registro de 6 denúncias. Em 2015 foram 15. No ano seguinte (2016), o Estado aparece com 20 denúncias e 2017, até então, com 36. Isso totaliza 77 registros de denúncias de Trabalho Infantil em todo o estado do Piauí.
Com esses números, o Estado lidera no Ranking Nacional do Trabalho Infantil no Brasil, de acordo com o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostra que, 10 % da amostragem total de criança de todo o Estado do Piauí, dados do IBGE, realizam algum tipo de Trabalho.
Segundo o Procurador Edno Carvalho Moura, do MPT, o crescente número é provocado pelo cenário econômico nacional e a falta de Políticas Públicas específicas, voltadas para sanar o problema peculiar de cada município.
O Trabalho Infantil é caracterizado quando, crianças e adolescentes de até 16 anos, prestam serviços a terceiros, remunerado ou não, impedindo que eles realizem atividades como ir à escola ou se privam do lazer.
Exploração Sexual Comercial, utilização de crianças para o tráfico de drogas e o trabalho doméstico são os tipos de trabalho infantil mais denunciados.
FONTE: Portal MN
Por Rafael Melo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.