Pesquisadores e deucadores de todo o mundo concordam que, quanto mais cedo a pesquisa cientifica ser iniciada na vida da pessoa, mais cedo ela terá consciência da importância da pesquisa e da investigação científica.
Em Campo Maior, o professor e pesquisador em história Francisco Cleisson de Viana busca, por meio da pesquisa, incentivar e desenvolver projetos com alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Briolanja Oliveira sobre a valorização da profissão do Vaqueiro.
Os alunos Gerson de Sousa Carvalho, Gutemberg Alvarenga Fonseca, Mateus Vitor de Oliveira Pinto e Antônio Menezes da Silva, juntamente com o Professor Cleisson, resolveram desenvolver um material em forma de documentário onde contam o dia-a-dia do vaqueiro na região de Campo Maior, suas dificuldades, historicidade e importância. “Esse trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa que eu desenvolvi na Universidade Estadual do Piauí durante minha graduação falando sobre o vaqueiro de Campo Maior [...]. A história do vaqueiro de confunde com a história do próprio estado e sua importância ainda é muito grande”, relata Cleisson.
Sendo reconhecido por vários meios, o projeto já chegou a ser divulgado em rede estadual por meio de programas televisivos, demonstrando a importância do incentivo à pesquisa e a valorização da história do vaqueiro Piauiense.
Por Rafael Melo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.