O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), participa nesta terça-feira (8) de reunião com o governador Wellington Dias (PT) e a bancada federal do Estado. Rodrigo é candidato à reeleição e vem ao estado pedir apoio do PT e dos deputados piauienses. O encontro acontece no escritório da residência oficial do governador.
Maia tem percorrido os estados do país em busca do apoio das bancadas. Ele já conta com o apoio de parlamentares de legendas como o DEM, PSD, PSDB e PSL.
Estão presentes no encontro os deputados federais Marcos Aurélio (MDB), Rejane Dias (PT), Fábio Abreu (PR), Assis Carvalho (PT), Júlio César (PSD), Átila Lira (PSB) e Flávio Nogueira (PDT). As deputadas Iracema Portela (PP) e Marina Santos (PTC) não compareceram ao encontro.
No Piauí, Rodrigo Maia pediu o apoio dos deputados federais para a reeleição na Casa.
Ao lado do governador Wellington Dias, ele se comprometeu e defendeu a pactuação das pautas de interesse do estado.
"A Câmara dos deputados é a representação do povo. A eleição de presidente não é de Governo contra oposição ou de direita e esquerda. É um parlamentar que tem a honrar de coordenador dos trabalhos da Casa e de representar os interesses do povo brasileiro. O Piauí tem participado desse debate comigo nesse dois anos e seis meses. Discutimos com o governador Wellington e com todos os governadores as pautas de interesse do Brasil. Se a decisão for que eu continue na presidência vamos pactuar essas agendas de interesse do Brasil, entre o governo Federal, os Estados, e os municípios. Pactuado as agendas conseguimos superar esse momento de dificuldades que passa por pontos como a Previdência e a segurança", disse Rodrigo Maia.
O presidente da Câmara Federal defendeu interesse do Piauí como um plano nacional de segurança.
"Quanto a segurança pública temos condições, independente do partido de cada um, ter uma relação com a federação, uma relação de diálogo para ser instrumento de articulação dessa parte da federação com o governo Federal. O estado quer pautas que saiam da questão ideológica e tenham interesse do país. É preciso ter capacidade de investir", disse.
Reforma da Previdência
Sobre a Previdência, Rodrigo diz que a votação não pode ser fatiada.
"É um tema que é difícil. É preciso votar de uma vez só, explicando para a sociedade é mais fácil do que fatiar", disse.
Na reunião, ele elogiou a bancada do Piauí
"Estou satisfeito com as reuniões. Sempre discutimos os pontos de interesse do país. No momento adequado vamos discutir a à presidência da Câmara", disse.
Rodrigo diz que vai buscar o apoio de todos os lados e lembra que a Câmara e plural.
"A representação da sociedade é o parlamento. O PSL elegeu mais de 50 deputados federais. Não podemos suprimir os 52 deputados do PSL e nem os 57 do PT. Precisamos entender que a Câmara é plural e devemos ouvir a todos", disse.
O governador Wellington Dias se mostrou receptivo as palavras de Rodrigo. Ele lembrou que sempre que os governadores nordestinos precisaram foram atendidos por Rodrigo na Câmara Federal.
" Quero destacar que durante esse período em que ele está à frente da Câmara Federal tanto as pautas de interesse específicos do Piauí, de interesse do Fórum dos governadores do Nordeste, sejam governadores Brasil, sempre o Rodrigo Maia esteve de portas abertas. Sempre deu agilidade em votações e abriu o diálogo quando necessário. Foi uma alegria muito grande participar junto com a bancada do Piauí", disse.
Sobre a possibilidade do PT votar em Rodrigo Maia, o governador disse que passa pelo diálogo com a bancada.
"É preciso diálogo. Sempre com maturidade para resolver os problemas do Brasil. Pelo diálogo vai se chegar ao entendimento", destacou.
Por Fábio Wellington
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.