Milhares de fiéis acompanharam a tradicional procissão de Corpus Christi, na tarde desta quinta-feira (20), pelas ruas de Campo Maior. Eles se reuniram na Igreja de Santa Luzia, no bairro Santa Rita, às 16h, onde foi realizada uma missa sob o comando do Bispo Dom Francisco de Assis e concelebrada pelos Padres das Paróquias de Campo Maior.
Logo após a Santa Missa, deu início a procissão com o Santíssimo Sacramento passando pelas ruas da cidade até a Catedral de Santo Antônio. Foram realizadas paradas onde as paróquias responsáveis fizeram suas leitura e preces. Ao chegar na Catedral foi realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento e a benção final.
Os famosos tapetes coloridos também enfeitaram as ruas na passagem da procissão que marca a data. Jovens de vários grupos, movimentos e pastorais ligados à Igreja Católica se reuniram para montar os tapetes com serragem, flores, pó de café, sal nos desenhos coloridos, que mostram imagens e símbolos da igreja.
A celebração de Corpus Christi tem como objetivo o fortalecimento da fé cristã.
HISTÓRIA
A tradição remonta um acontecimento de 19 de junho de 1264, quando um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, viu sair sangue. O papa Urbano IV determinou que os objetos milagrosos fossem levados para a cidade de Orvieto em grande procissão.
Desde então, a igreja lembra o milagre com a comemoração de Corpus Christi. Todos os anos o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participa das atividades, tanto ajudando na confecção dos tapetes, quanto na celebração da missa.
José Sérgio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.