PALAVRAS CADENCIADAS
Ter o dom de fazer poesias, é ter o dom de encantar pela palavra ritmada, cadenciada.
Dizem que de poeta, médico e louco todos nós temos um pouco. Não sei se é verdade, mas na verdade muita gente desenvolve o dom da poesia, o dom de encantar pela palavra ritmada, cadenciada que toca nossa alma a fundo e nos faz mais sensíveis, mais humanos e mais cultos.
Em Campo Maior temos muitos poetas, muitos escritores e muitos pensadores. Na nova geração de escritores temos alguns que considero muito bons, e que silenciosamente, sem muito alarde, vão distribuindo suas belas poesias pelas páginas da história e fazendo um bem enorme a quem as lê. É o caso desta escritora e poetisa Antonia Pessoa Magalhães.
Ela que nasceu em 15.06.1963, em Castelo do Piauí (PI), mudando para Campo Maior,PI com apenas dois anos de idade. Filha de Horácio Ludgero Pessoa e Sofia Rosa Pessoa. Casada com Pedro Gomes Magalhães Neto, com quem tem três filhos: Denise Pessoa Magalhães, Daniel Igo Pessoa Magalhães e Davi Antônio Pessoa Magalhães. Funcionária Pública, professora de Português na rede Estadual de Ensino do Estado do Piauí, poetisa e cordelista. Formou-se em Licenciatura Plena em Letras – Português pela Universidade Estadual do Piaui- UESPI, no ano de 2000. Em 1996 lançou o seu primeiro livro de poesias - COISAS DA VIDA. Comentários: “ livro que registra a sua identidade inspiratória, onde o amor é destaque em todas as páginas. Sentimento é algo que brota como flores em seus poemas. Suas rimas sutis demonstram a simplicidade de sua eloquência. Não se prende a um único ponto de sua vida. Ela sabe olhar a seu redor e transfigurar situações diversas do cotidiano para versos significativos.(Marko Galleno)”; “ A singularidade de sua expressão está na simplicidade com que fala seus cantos, revelando esse lado humanizante, próprio dos poetas de boa linhagem.(Herculano Morais)” Escreveu os cordéis: Uma história de amor- Bodas de ouro ; História de Catarina – A mãe do mundo; Em nome do amor; Homenagem aos alunos; Homenagem aos professores; Campo Maior; Tratando as diferenças com igualdade; Homenagem aos Servidores; Professores e “Professores”, Preserve o Meio ambiente, Aniversário CEMJAPRA.
Toinha, como é conhecida na cidade, publicou, com seus alunos os livros: Descobrindo Poesias e Pequenos Poetas. Participou da Antologia Literária Internacional Del’ Secchi no ano de 2004, do Livro Geração Campo Maior, de Reginaldo Lima e da Antologia de Escritoras Piauienses (Século XIX à Contemporaneidade) de Algemira de Macêdo Mendes, Olívia Candeia Lima Rocha e Marleide Lins de Albuquerque, em setembro de 2009. Ocupa a cadeira nº 15 da Academia Campomaiorense de Artes e Letras.- ACALE.
Para hoje, em decorrência de estarmos no mês Setembro, e ser o mês em que se comemora a Bíblia Sagrada, ela nos presenteou com uma poesia sobre o Livro da Vida. Vamos à leitura.
Bíblia sagrada és um livro santo
Fonte de sabedoria
Lendo-te encontramos a paz
E aprendemos a viver em harmonia
Teus ensinamentos são lições de vida
São mensagens puras que vêm dos céus
Mostram –nos o verdadeiro salvador
E nos levam para mais perto de Deus.
As palavras em ti encontradas
São pérolas deixadas pelo criador
São riquezas que vêm do infinito
Mostrando que na vida vale o amor
Através de ti podemos saber
O que devemos fazer a cada dia
Para, então, vivermos felizes
Em um mundo repleto de alegria
Cada livro em ti é um pedaço do céu
Doado por Deus para nos ajudar
Cada palavra é sinônimo de amor
Que nos ensina a saber perdoar
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.