Cidadão-palhaço
A mulher compra um produto numa loja virtual e a compra vem com defeito. Ela liga para o Serviço de Atendimento ao Consumidor daquela loja. Inicia-se aí a saga heroica da cidadã brasileira.
- Bem-vindo à Virtual Net. Se quer saber sobre novos produtos, tecle 1. Se deseja realizar outras compras pelo telefone, tecle 3. Para renegociação de dívidas com a loja, tecle 5. Sugestões ou elogios sobre nossos serviços, tecle 7. Se deseja falar com um dos nossos atendentes, tecle 9.
A cidadã tecla a última opção.
- Aguarde. Estamos transferindo sua ligação.
Ela espera pelo direito do consumidor em ser atendido. Nesse ínterim, uma música toca durante o intervalo; depois de um minuto e meio, a musiquinha torna-se insuportável. Até que finalmente...
- Virtual Net, bom dia, em que posso ajudar?
- É que eu comprei um produto na loja de vocês e ele não funciona.
- Por favor, informe seu nome completo, número de CPF e do cartão de crédito utilizado na compra, endereço, telefone para contato e o nome do produto...
A cidadã informa tudo. Mas...
-˗ Qual o motivo do contato, senhora?
-˗ O produto que comprei de vocês não funciona.̶̶
-˗ A senhora derrubou o aparelho?
˗˗ Não, ele já veio com defeito.
˗˗ A senhora ligou o aparelho corretamente?
Já disse, ele veio com defeito, não funciona, não liga de jeito nenhum.
̶ A senhora leu o manual de instruções para saber como manusear o aparelho?
̶ Eu já tenho um aparelho desses, sei como ligar e como ele funciona.
̶ Então a senhora deseja adquirir outro aparelho pela loja Virtual Net?
̶ Não. Nada disso. Quero meu dinheiro de volta.
̶ Desculpe senhora, esta solicitação é feita em outro setor. Vou transferi-la para o setor competente resolver seu caso.
A transferência acontece. Toca-se a musiquinha chata amiúde. E mais alguns minutos de espera... Há tempo para a mulher quebrada de cansaço olhar o aparelho triste de fábrica. Ela imaginou que a compra pela internet fosse mais rápido. A consumidora também já passara por péssimas situações em lojas reais e não sabia que as lojas virtuais também herdaram os mesmos vícios.
- Virtual Net, boa tarde, em que posso ajudar?
A consumidora repete toda a história e as perguntas da atendente parecem as mesmas.
- Eu só quero meu dinheiro de volta.
- Lamento informar, mas não é filosofia da loja estornar valores de compra.
- Que mané filosofia de loja! É direito do cliente ser ressarcido numa situação dessas ou vocês não respeitam o Código de Defesa do Consumidor?
- Conhecemos o código, mas há também a política financeira da empresa a ser obedecida. Que tal trocarmos este produto que está com a senhora por outro produto em funcionamento?
-...É o jeito, né, vocês não me dão muita escolha! Tudo bem, mas que a compra chegue no prazo estabelecido, que seja o produto da mesma marca e que esteja funcionando desta vez.
- Espere um instante... Lamento informar: o produto que a senhora comprou estava em promoção-relâmpago e a promoção já acabou. O produto voltou ao preço de mercado e custará 400 reais a mais para a senhora. Qual é a melhor data de entrega de sua nova compra?
- O quê?! Vocês estão loucos! Não vou querer mais nada disso!
A atendente expõe mil desculpas para justificar o preço e ignora o queixume da cliente. A cidadã, consumidora, revoltada, olha pela última vez a compra em sua mão apertada. O aperto vira força, a força, raiva, a raiva vira ódio, e o ódio uma explosão de fúria.
...
- A senhora está bem? Ouvi um barulho! Quis saber a atendente
- Nada não, minha filha, fui eu que esbagacei o produto defeituoso de vocês aqui no chão de minha casa. Obrigada pelo desatendimento!
- De nada, a Virtual Net agradece o contato. Boa noite.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.