O brasão, tradicionalmente, é considerado por muitos como a representação material da simbologia de algo. Serve para a identificação de indivíduos, famílias, clãs, cidades, corporações etc., obedecendo as leis da heráldica e trazendo consigo as representações das peças que compõe a identidade do representado.
Sabendo da importância de tal ornamento, a câmara municipal de vereadores de Campo Maior, por meio do seu representante, o presidente da casa legislativa, Fernando Miranda, apresentou à sociedade na noite desta terça-feira (17/10) o Brasão da Câmara municipal de vereadores de Campo Maior.
Até hoje, o brasão utilizado para a representação da casa era o mesmo da gestão municipal, fato que incomodava os vereadores, visto que o poder legislativo e executivo são irmãos, porém, individuais em sua essência.
No novo brasão, podemos encontrar vários elementos que contam a história do povo Campo-maiorense e a representação de símbolos que fazem parte da nossa identidade:
O pórtico da Batalha do Jenipapo com a inscrição “Berço da Independência” simboliza a participação do povo campo-maiorense no processo de independência do Brasil.
A legenda "Palácio do Jenipapo" nome oficial do prédio da Câmara Municipal de Campo Maior.
Serra de Santo Antônio lembra o principal acidente geográfico, os atrativos turísticos, a fauna e a flora de Campo Maior.
A maquete do prédio da Câmara representa arquitetura campo-maiorense do período da primeira república.
O Açude Grande representa a riqueza hídrica e paisagística do município.
O escudo do Brasão divido em quatro partes, duas verdes e duas brancas, significando as cores da Bandeira de Campo Maior.
O listel em azul com a inscrição ‘CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR’’ e a data de fundação do Poder Legislativo Municipal: 08/08/1762.
A vaca e a carnaúba representam os ciclos econômicos da pecuária e do extrativismo vegetal.
Locomotiva sobre cinco dormentes, simbolizando o crescimento urbano e a prosperidade economia com a chegada da ferrovia ao município.
Bandeira do Brasil e do Piauí representando a República Federativa do Brasil.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.