Nos meses de junho e julho deste ano aconteceram uma série de roubos no município de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina). Assalto a mão armada, arrombamento de residências, roubo de moto em plena a luz do dia, entre outros. Diante dos problemas, os poderes executivo e legislativo da cidade pediram uma audiência pública com o secretário de segurança do estado, Capitão Fábio Abreu.
Durante a Audiência Pública, realizada na Câmara de vereadores, em 01 de agosto, Fábio Abreu prometeu que até setembro a cidade teria policiais permanentes durante toda a semana, uma delegacia, uma viatura nova, posto de expedição de Cédula de Identidade e uma atenção ao município, inclusive com relação a crimes de assassinatos ainda não esclarecidos, como um assassinato na comunidade Santa Maria, e assassinato da professora Adriana Tavares, que até agora, quase um ano depois, ninguém foi preso.
Setembro acabou e do dia que ele esteve na cidade para hoje não mudou muita coisa. Apenas um policial aparece na cidade durante o dia e, Segundo populares, não tem dia nem hora certa para ele se encontrar na delegacia, que hoje funciona no que seria uma casa de família, prédio alugado pela prefeitura. A viatura também ainda não apareceu. De avanço, apenas o Posto de Identificação que já funciona e a prefeitura já oficializou a doação de terreno para a construção da delegacia, mas a obra ainda não iniciou.
POLICIAL TRABALHO NO REGIME DE 24 POR 72 HORAS
O Em Foco falou com o comandante do 15º Batalhão em Campo Maior, Tenente-Coronel Rui Cordeiro. Segundo ele, o efetivo de policias no Piauí realmente é muito pequeno e Jatobá só conta mesmo com um policial. Ele trabalha no regime de 24 por 72 horas. Por isso a população ver ele na cidade e depois passa um tempo sem perceber sua presença. “ As vezes ele trabalha durante a manhã em dois dias seguidos e dois dias seguintes ele não vai. Ele chega às 08:00hs na cidade e volta para o Quartel por volta das 16:00hs” disse Cordeiro.
O Comandante deu uma nova boa noticia. Segundo ele, no dia 15 de outubro se forma uma turma de soldado e 400 novos policias serão mandados para o interior do Estado. Jatobá irá receber três, ficando quatro policiais, o que vai permitir que tenha policiais permanentes na cidade em todos os dias da semana e em todos os horários.
Apesar de o governador Wellington Dias ter anunciado a suspensão da convocação de aprovados em concursos, Cordeiro diz que estes policiam já foram chamados, já até recebem salários e estão terminando a formação, por isso assim que terminar serão encaminhados aos seus locais de trabalho.
“Jatobá vai receber três, Castelo do Piauí três... Campo Maior vai receber 20. E em seguida terá nova formação para mais 300 policiais” concluiu Cordeiro.
Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.