Apenas 44,0% dos 5.543 eleitores de Jatobá do Piauí aptos a votarem na eleição para a escolha dos novos Conselheiros Tutelares compareceram às urnas. 2.439 eleitores elegeram cinco Conselheiros, que ficaram no cargo pelos próximos quatro anos. Wellington, Arlete, Edson Rodrigues, Janikelle Rosa e Maria do Socorro foram os escolhidos.
Dos atuais conselheiros, dois deles não disputaram a reeleição e dos três que disputaram um não conseguiu êxito. A nova formação, portanto, conta com dois veteranos e três estreantes.
O Conselho Tutelar tem como atribuições atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar a justiça os casos que à ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder. Como o juiz e o promotor, o Conselho Tutelar pode, nos casos a que atende, fiscalizar as entidades governamentais e não-governamentais que executam programas de proteção e sócio-educativos.
VEJA ABAIXO A VOTAÇÃO DE CADA UM
Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.