Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:50

Sigefredo, Castelo e S.Miguel do Tapuio recebem ações de combate a violência contra mulher

Os municípios receberão ações de assistência jurídica, social e psicológica nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2015

 Foto: Reprodução

A Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres (CEPM-PI) desenvolverá ações de assistência jurídica, social e psicológica nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2015, nos municípios de São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí e Sigefredo Pacheco, no interior do Piauí, através das Unidades Móveis, que são ônibus adaptados que oferecem serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta.

 

Serão ofertadas oficinas de Autoestima e Empedramento Feminino, de Autonomia Econômica e Empreendedorismo, de Confecção de Bonecas Negras, de Gênero e Cidadania, de Atendimentos Jurídicos sobre Mercados Institucionais: PAA e PNAE, de capacitação sobre a Lei Maria da Penha para professoras e professores, bem como para Força Policial, nas localidades, Palmeira de Cima, Assentamento Boa Vista e Santo Antônio do Campo Verde, na zona rural de cada um dos municípios.

 

Em cada uma das unidades que estará instalada uma estrutura completa para atendimento as mulheres em situação de violência, que incluem serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e acampamentos em todas as comunidades rurais.

 

As Unidades Móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo enfrentamento à Violência contra Mulheres e constituem umas das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência” do governo brasileiro. Para que ocorra o funcionamento efetivo destas Unidades, é necessário que haja uma ação conjunta entre os poderes executivo e judiciário, assegurando equipes multidisciplinares e ações educativas voltadas para a prevenção de crimes contra mulheres. Nesse processo, a articulação e a ação dos movimentos de mulheres, do campo e da floresta, são fundamentais.

 

Fonte: Ascom 

Por Otávio Neto