O prefeito do município de Jatobá do Piauí e candidato à reeleição, José Carlos Gomes Bandeira, registrou o plano de governo com trechos idênticos aos de planos divulgados por outras cidades brasileiras.
No documento mais de 05 trechos citados são semelhantes à do plano da cidade de Bannach no estado do Pará que fica a cerca de 1.184 km da cidade piauiense. Os demais são mistos de trechos de outros planos de outras cidades.
O plano é requisito essencial para registro de candidatura, sendo que o mesmo deve entregue à Justiça Eleitoral em via impressa e outra digitalizada conforme artigo 11, parágrafo 1º, inciso IX, da Lei 9.504/1997.
Essa prática é comum entre os candidatos, porém ilegal perante a lei que se enquadra no crime de plágio segundo o artigo diz que o Crime de Violação aos Direitos Autorais no Art. 184 – Código Penal, que diz: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Confira os trechos:
O OUTRO LADO
Procurados pelo Em Foco a assessoria não quis se pronunciar sobre o caso, sob a justificativa de estarem ocupados com a campanha eleitoral.
CASO RECENTE
O prefeito do município de Pau D’arco do Piauí e candidato a reeleição, Nilton Bacelar, apresentou à Justiça eleitoral um plano de governo copiado, em grande parte, da Prefeitura de Rolim Moura (RR) e Cabedeiros (PA). O texto é idêntico em várias páginas e pode facilmente ser encontrado na internet. Mais de metade do documento registrado no TRE pelo candidato do (PP) é um plágio onde há trechos em que nem o nome da cidade foi trocado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS - PLÁGIO: Prefeito de Pau D'arco copia planos de governos de outros municípios brasileiros
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.