ESTA MATÉRIA FOI ATUALIZADA
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE, decidiu nesta segunda-feira (08/03), por unanimidade, por 7x0, negar acolhimento dos Embargos de Declaração no Recurso Eleitoral Nº 0600177-83.2020.6.18.0007 - Ação de Impugnação de Registro de candidatura contra o vice-prefeito eleito de Jatobá do Piauí Dalberto Rocha. O recurso foi impetrado pelo prefeito derrotado de Jatobá do Piauí, Zé Carlos Bandeira (PT). O relator do processo foi o Desembargador Erivan José da Silva Lopes e todos os juizes acompanharam o voto do relator.
O processo iniciou na 7º zona eleitoral de Campo Maior e o juiz Muccio Miguel Meira chegou a atender ao pedido dos advogados do então prefeito Zé Carlos, Camila Bandeira de Oliveira Meneses e Artur da Silva Barros, e negou o pedido de registro de candidatura, sob a alegação dos advogados do prefeito de que o candidato adversário estaria incluído na lei da ficha limpa por improbidade administrativa e suspensão de direitos políticos de Dalberto Rocha. Através de uma decisão do Tribunal de Justiça do Piauí, a condenação por improbidade administrativa, de quando o mesmo foi prefeito de Jatobá em 2005, foi anulada. O TJ entendeu que os atos denunciados contra Dalberto, não decorreu prejuízo patrimonial ao erário, nem é possível afirmar que houve o enriquecimento ilícito e, baseada na decisão anulatória do TJ, o juiz da 7º zona eleitoral de Campo Maior, deferiu a candidatura do vice-prefeito por não considerar comprovada a inelegibilidade.
O grupo que seria derrotado entrou, então, com um recurso no Tribunal Regional Eleitoral que manteve por unanimidade o deferimento da candidatura de Dalberto. Passado o pleito, Dalberto e o prefeito Hilton Gomes (PSD) foram eleitos, mas a oposição criou a expectativa em uma nova eleição e apelou mais uma vez com um Embargo no pleno do Tribunal Regional Eleitoral, e perdeu novamente. Segundo o relator, o Desembargador Erivan José da Silva Lopes, o processo não trouxe nenhum novo elemento que merecesse mudança da sentença inicial, além do "inconformismo" da parte denunciante.
“A gente recebe essa informação com muita tranquilidade. Tivemos uma campanha eleitoral muito conturbada com cancelamento de eventos, liminares e perseguição, mas o povo já tinha nos dado o mandato. A decisão de hoje só confirma a justiça dos homens, acompanhando a justiça de Deus que já estava conosco. Vamos nos concentrar mais ainda em nosso mantado e continuar fazendo as mudanças que Jatobá do Piauí tanto precisa e já estão acontecendo” disse Hilton.
O OUTRO LADO
O Em Foco procurou o ex-prefeito de Jatobá do Piauí, para comentar a decisão do TJ. Zé Carlos Bandeira disse que não acompanhou o julgamento e ainda não estava sabendo da decisão. Que o processo está tramitando e vai se informar da situação. A reportagem tambem entrou em contato com a Advogada responsável pelo processo, mas não obtivemos retorno.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Hilton e Dalberto são homologados em convenção para prefeito e vice em Jatobá do Piauí
Adversário pede impugnação de candidatura de vice-prefeito em Jatobá do Piauí
Justiça nega pedido de impugnação de Dalberto Rocha, vice-prefeito eleito de Jatobá do PI
Justiça eleitoral defere registro de candidatura de vice-prefeito em Jatobá do Piauí
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.