Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:00

Procissão sem a presença de fiéis marca a abertura do festejo de São José em Altos (PI)

O paróco e as autoridades optaram por não realizar o show de fogos de artifícios em respeito as vítimas da Covid-19.

 

Pela primeira vez após a pandemia do novo Coronavírus, o tradicional Festejo de São José em cidade de Altos (PI), iniciou na tarde desta terça-feira (09) com a missa solene de abertura na Paróquia de São Raimundo Nonato, saindo em seguida com a procissão pelas ruas da cidade conduzindo a imagem do padroeiro e finalizando com o hastemento da bandeira na Igreja Matriz, sem a presença dos fiéis e sem o show de fogos de artifícios em respeito as vítimas da Covid-19.

Seguindo os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde, o momento foi todo supervisionado com a presença da Vigilância Sanitária e a Polícia Militar, tendo a solenidade regida pelo Paróco da Matriz de São José, Padre Cláudio Lopes, ao lado do Monsenhor Silvestre. As autoridades do município também estiveram presentes ao lado do Prefeito Maxwell da Mariinha, que conduziu a imagem de São José durante todo o percuso e hasteou a bandeira juntamente com o grupo dos Escoteiros. 

A abertura que foi transmitida ao vivo para os fiéis através das redes sociais, teve o pronunciamento oficial do Prefeito Maxwell da Mariinha, que reforçou a conscientização das pessoas em manter a proteção contra o vírus e obedecer as medidas de segurança.

"Quero mais uma vez agradecer a oportunidade de estar na casa do senhor, onde temos como padroeiro São José. Meu pedido hoje, é que a gente possa aumentar nossa fé, que a gente possa pedir a São José que interceda por nós, para que a gente possa se ver livre, o mais rápido possível, dessa pandemia que tem feito muitas vítimas, em especial as pessoas da nossa terra. Eu peço que cada um traga a responsabilidade para si, para se proteger deste vírus respeitando os decretos estabelecidos pelas autoridades, ter medo de levar este virus invísivel adiante e consciência de que somos capazes de acabar com tudo isso, basta cumprir as medidas", disse o Prefeito.

Ainda em seu pronunciamento, o prefeito relatou a situação crítica da saúde de Altos em relação aos casos positivos de Covid-19 que chegam a quase 2900 pessoas confirmadas e 40 mortes, segundo boletim.

"Ontem, aqui em Altos, mais 75 pessoas testaram positivo, e os estoques de testes chegaram ao fim. Amanhã iremos nos reabastecer novamente, A saúde está quase por um passo de entrar em colapso, temos usado de 08 à 10 balas de oxigênio por dia. Tenho sido uma pessoa sensível aos empresários, aos comerciantes que precisam levar o sustento para casa, mesmo com os decretos rígidos, mas existem muitas festas clandestinas que tem sido praticado essa desobediência diante do decreto estadual e nós como autoridades temos que tomar medidas mais drásticas, sabendo que muitas pessoas vão sair prejudicadas por irresponsabilidade de outras", finalizou Maxwell.

NOTÍCIAS RELACIONADAS - Prefeito informa que Altos-PI seguirá decreto estadual em medida de prevenção contra Covid-19

Todo o festejo será transmitido ao vivo através do facebook da Paróquia de São José com a presença de 30% do público mediante a senha entregue pela secretaria paroquial. No ano passado, somente o encerramento no dia 19, foi interrompido pelo início da pandemia, desde então todas as solenidades estão sendo transmitidas de forma online com a presença miníma do público.

Todos os anos, milhares de devotos participavam das festividades em honra a São José, que unem a tradição cultural e religiosa local. Considerado um dos maiores festejos do Piauí, a cidade recebia anualmente visitantes de várias cidades e até mesmo de outros estados do Brasil, que participavam da festa do Santo Padroeiro. O evento religioso integra o calendário de atividades do município. e seguirá até o dia 19 de março.