Aconteceu no dia 20 de janeiro de 2016 a primeira reunião do ano do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso do município de Jatobá do Piauí. Na oportunidade, foi realizada a renovação da Mesa Diretora do Conselho para o biênio 2016-2017. Os trabalhos foram conduzidos pela então presidente Genuína Oliveira, que agradeceu o apoio dos demais Conselheiros e destacou as ações do Conselho na defesa dos Direitos do Idoso jatobaense.
Após feitos os trâmites burocráticos, a plenária do Conselho escolheu os seguintes nomes para compor sua diretoria: Valmir Pereira dos Santos, como presidente; Sildiane Ferreira Rubim como vice-presidente e Daniela Pereira Teixeira como 1ª Secretária e Francisco Herberth Façanha como Secretário Executivo.
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jatobá é composto por membros representantes do Poder Público, indicados pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Obras, e representantes da Sociedade Civil organizada, indicados pelas Igrejas Católica e Evangélica, Associações de Mulheres Organizadas, Associação dos Produtores de Melancia e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Também foi realizado um balanço das ações do Conselho no último biênio de 2014-2015, e destacado os seguintes pontos:
- Realização de dois Fóruns sobre Enfrentamento à violência contra o Idoso, sempre nos meses de Junho (em 2014 e 2015);
- Realização da 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso de Jatobá do Piauí, em 2015;
- Apuração de denúncias de maus tratos contra idosos do município, realizando parceria com os demais segmentos do poder público, tais como Secretarias municipais, Conselho Estadual do Idoso, Promotoria de Justiça, Delegacias, dentre outros;
- Participação de Eventos relacionados a pessoa idosa, visando uma maior divulgação do Conselho e orientando sobre a importância do mesmo;
- Reconhecimento de Utilidade Pública pela Câmara Municipal de Vereadores de Jatobá do Piauí;
- Dentre outras.
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso foi criado a partir da Lei Municipal Nº 005/2013, de 02 de Maio de 2013, sendo um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso. Atua no sentido de acompanhar, fiscalizar e avaliar as ações direcionadas ao público idoso desenvolvidas em Jatobá do Piauí. Além de receber denúncias de desrespeito aos direitos e cidadania da pessoa idosa, adotando as medidas cabíveis. Procure o CRAS “Laços de Família” e saiba mais informações.
Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.