Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:38

Cocal de Telha cumpre meta inicial do Plano Emergencial e dengue está controlada

Informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira, dia 15 de Fevereiro.

 

A Prefeitura de Cocal de Telha através do Coordenador do Comitê de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti Adalberto Pereira e do Chefe do Departamento Municipal de Endemias Miguel Pereira divulgaram na manhã desta segunda-feira(15) Relatório parcial sobre os casos de dengue na cidade. Segundo eles Cocal de Telha possui baixos índices de infestação do mosquito e a dengue continua sendo combatida diariamente na cidade.

 

Com o objetivo principal das inúmeras ações realizadas na cidade desde o início do mês de janeiro foi eliminar objetos que pudessem estar servindo de abrigo para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, e também para conscientizar a população de que este ‘combate’ precisa ser diário. Diariamente o banco de dados da Sala Estadual de acompanhamento de casos é alimentado com informações do município.

 

Foram visitados e vistoriados pelos agentes aproximadamente 1600 imóveis e deste apenas um pouco mais de 2% dos imóveis foram identificados com focos do mosquito e imediatamente eliminados. O trabalho continuará e nossa meta é chegar a 100% visitados eliminando qualquer possibilidade para que o mosquito se reproduza.  Afirmou Miguel Pereira.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Cocal de Telha após o início da campanha não possui nenhuma notificação de casos de dengue. Entendemos e conclamamos para que a população se mantenha atenta e colaborando com o município nesta luta contra o mosquito pois é necessário um engajamento maior da população. Enfatizou Adalberto Pereira.

 

As equipe de combate ao mosquito visitaram neste período imóveis incluindo ferro velho e terrenos baldios. Retirando dos imóveis citados várias carradas de lixo, como pneus, plásticos descartáveis, sacos, vasos sanitários, garrafas, latas e principalmente muito lixo domestico. Os moradores abriram suas casas e todas foram vistoriadas. Ainda existem aproximadamente 30 imóveis que ainda não foram visitados porque estão fechados e não existem responsáveis por ele. Já notificamos os familiares dos proprietários e em breve faremos a visita técnica.

 

O Comitê Municipal de Combate ao Mosquito da dengue que tem em sua composição representantes de seguimentos como secretarias municipais, departamentos, igrejas, associações, sindicatos e outros, se reuniram ainda hoje e para construírem uma nova proposta de enfrentamento ao aedes aegypti para os próximos meses.

Marcelo Barros