Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:52

Residências em Altos (PI) sofrem com invasão de cobras; Saiba como se prevenir!

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas.

 Foto: Piauí Cidades

Nos últimos dias, a PM e a Guarda Municipal da cidade de Altos, foram acionadas para capturar jiboias que estavam invadindo algumas residências, no centro da cidade.

Segundo o Portal Piauí Cidades, o primeiro chamado ocorreu na quarta, quando uma mulher ao limpar seu quintal, de uma camisa da rua Jaime Rosa, avistou uma cobra em uma árvore, que tinha cerca de 2 metros. A família logo ligou para PM e a Guarda, pois na cidade, não tem policia ambiental.

Ao chegarem na residência, um PM tentou capturar, mas ao cair da árvore, ela conseguiu fugir para o terreno ao lado. Já na manhã desta da última sexta (11), outra jiboia invadiu a garagem de uma casa, mas a mesma foi capturada e levada para a zona rural e solta com segurança. 

A jiboia é pacífica e não é peçonhenta. Raramente passa de três metros de comprimento. Alimenta-se principalmente de aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes. Engole a presa pela cabeça. Vive nas florestas densas da América do Sul e passa a maior parte do tempo nas árvores.

COMO SE PREVENIR

 

A princípio, para o nordestino, a estação das chuvas pode ser sinônima de fartura com as plantações e água nos açudes, mas, com os benefícios, há também perigos. Nessa época de precipitações (chuvas), a quantidade de cobras se multiplica em áreas urbanas e rurais, devido à maior incidência de seu principal alimento, o rato e, na estação seguinte (primavera) por causa da estação de maior incidência de acasalamento e também de sua reprodução (julho e agosto). 

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, deixando-a seguir o caminho dela e você o seu.

Além disso, vale também seguir as dicas abaixo:

Sempre usar equipamento de segurança individual (EPI), como, bota cano longo, luvas de punho alongado e óculos de proteção. Usar sempre um bastão ou vara longa para manipular objetos ou mato, lixo que possam conter algo escondido por baixo, de modo a manter-se distante em caso de um ataque de cobras. Manter seu quintal limpo e não acumular lixo, ou resto de materiais de construção ou quaisquer outros tipos.

Não estacionar veículo próximo a mato, lagoa, lugar escuro ou úmido. Use sempre calçado fechado e calças compridas. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras use botas de cano alto ou perneiras para proteger a parte de baixo das pernas. Bem como, preste muita atenção onde coloca as mãos quando for se apoiar para pegar impulso ou até mesmo na hora do descanso. Contudo, nunca tente capturar a cobra, em época digital, sugerimos filmar a cobra, dando um zoom, aproximando ao máximo, principalmente da cabeça da cobra para que se possa identificá-la, em caso de picada.

O perigo

O perigo é tanto que pode causar morte imediata, como no caso da cobra Coral, cuja picada pode levar a uma parada respiratória instantânea. A sorte é que, no Ceará, a Coral Verdadeira é mansa, não caça animal de sangue quente e vive mais escondida no solo. as serpentes peçonhentas mais populares no Estado também podem fazer vítimas fatais. Sem tratamento, o risco de morte após picada de Cascavel chega a 70%, enquanto o índice da Jararaca é 30%.