Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:44

Polícia Rodoviária apreende carga de madeira equivalente a campo de futebol em Piripiri (PI)

 PRF apreende o equivalente a campo de futebol de madeira ilegal em Piripiri

Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 17,21 m³ de madeira que estava com a documentação adulterada. Os policiais identificaram o crime ambiental, na cidade de Piripiri, na BR-343, na madrugada do último sábado (05), ao abordar uma carreta conduzida por um homem de 41 anos. 

Segundo os documentos apresentados pelo motorista, a carga vinha da cidade de Crateús/CE e tinha como destino final o município de Eunápolis/BA. No entanto, os policiais verificaram inconsistências na documentação e rota do veículo.

O motorista não trafegava pela rota descrita nos documentos e foi possível constatar que não havia carimbo de passagem em Posto Fiscal da Sefaz/PI ou Sefaz/CE, o que reforça a hipótese de que a carga na verdade teria origem no estado do Piauí e não no estado do CE, corroborando com a fraude na origem da madeira.

Ao ser indagado, o motorista apresentou sinais de nervosismo e informou que o caminhão teria sido carregado no Piauí, que não passou por nenhum Posto Fiscal da Sefaz e que estava vindo da cidade de Piracuruca/PI.

Diante dos fatos, foi constatado o crime ambiental, conforme Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 e apreendidos 17,21m³ de madeira (estacas de sabiá), que equivalem a 1,16 hectares de área a ser recuperada, ou seja, mais de um campo de futebol.

Toda a carga de madeira juntamente com o veículo foram encaminhados aos órgãos ambientais, para os procedimentos cabíveis. O homem responderá por crime ambiental e Uso de Documentação Falsa.