
Como já divulgado aqui no Em Foco, o município de Cocal de Telha integra a lista dos dez municípios com as maiores corrupções, constatadas nas sentenças federais julgadas em, em processo ajuizados em anos anteriores, segundo dado do Ministério Público Federal. Ainda segundo o estudo, Cocal de Telha também faz parte da lista dos municípios cujo IDH está abaixo da linha da pobreza.
Além de Cocal, também entram no “Mapa das Sentenças de Improbidade” do MPF, mais cinco cidades da Região: Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Novo Santo Antonio. Outras 40 municípios piauiense integram a lista (Lista no final a Matéria). O Mapa das Sentenças de Improbidade contempla as 66 decisões condenatórias proferidas pelas Varas da Justiça Federal no Piauí em 2018, tendo por base as ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) no Estado do Piauí (PI) em anos anteriores.
As sentenças em primeira instância, dividem-se em nove áreas temáticas: Educação, Saúde, Infraestrutura, Seguridade Social, Princípios da Administração Pública, Assistência Social, Habitação, Reforma Agrária, Turismo e outros categoria não definida: Educação: 31 sentenças e representa 46,97%; Saúde: 14 sentenças (21,21%); Infraestrutura: 6 sentenças (9,09%); Seguridade Social: 4 sentenças (6,06%); Assistência Social: 3 sentenças (4,55%); Outros: 3 sentenças (4,55%); Habitação: 2 sentenças (3,03%); Reforma Agrária: 2 sentenças (3,03%); e Turismo: 1 sentença (1,52%).
O Ministério Público Federal no Piauí (PI), lançou, nesta segunda-feira (09/12), o site Transparência Ativa, visando mais transparência aos processos, mas a página é confusa e não traz os processo julgados, com os anos e quem eram os gestores. Traz um link para a página da “Justiça Federal - 1a Região”, porém, ao chegar à pagina o usuário precisa ter o número do processo para acessar a decisão.
A divulgação da página integrou os eventos do Dia de Combate à Corrupção promovidos pela Rede de Controle da Gestão Pública do Estado do Piauí. Dentro do conteúdo divulgado, ganhou destaque o Mapa das Sentenças de Improbidade Administrativa.
LISTA COMPLETA
Alto Longá
Amarante
Aroeiras do Itaim
Avelino Lopes
Barras
Beneditinos
Bonfim do Piauí
Buriti dos Lopes
Campo Largo do Piauí
Canto do Buriti
Cocal
Colônia do Piauí
Colônia do Gurguéia
Coronel José Dias
Curralinhos
Demerval Lobão
Fartura do Piauí
Gilbués
Guaribas
João Costa
Lagoa Alegre
Lagoa do Piauí
Luís Correia
Luzilândia
Madeiro
Matias Olímpio
Miguel Leão
Nossa Senhora dos Remédios
Novo Santo Antônio
Palmeira do Piauí
Palmeirais
Passagem Franca
Pedro II
Pedro Laurentino
Prata do Piauí
Santa Rosa do Piauí
São Lourenço do Piauí
São Miguel da Baixa Grande
São Raimundo Nonato
União
Uruçuí
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar