Piauí lançará aplicativo para recuperar aparelhos roubados
O aplicativo será lançado pela Secretaria de Segurança Pública no período do carnaval.
A Secretaria de Segurança Pública lançará um aplicativo para identificar e recuperar aparelhos celulares roubados. Com registro de mais de 10 mil celulares furtados por ano, a Segurança investe na nova ferramenta para baixar os índices de criminalidade nesta área. O modelo do Piauí batizado de "Protege Celular" é semelhante ao que existe em Pernambuco com o nome de "Alerta Celular".
O secretário de Segurança, Fábio Abreu, destaca que o dono do celular precisa cadastrar o aparelho no sistema que será criado para conseguir localizar em caso de roubo. Com o cadastro do proprietário, tanto a Polícia como o próprio usuário poderá saber se o aparelho é fruto de roubo.
A Segurança vai disponibilizar o código - *#06# - no celular para que qualquer usuário tenha acesso ao sistema do "Protege Celular". Lá, a população terá acesso a código de barra que identifica de quem pertence o aparelho. Em caso de furto ou roubo, a vítima poderá incluir imediatamente o seu telefone na lista de aparelho com restrição.
"Basta acessar o Protege Celular de outro aparelho. Vamos pedir para que a população não esqueça de registrar um boletim de ocorrência e acrescente os dados do BO em até 72 horas. Com isso, a Polícia vai identificar e recuperar e a vítima saberá em qual distrito deve resgatar seu aparelho roubado", disse Fábio Abreu.
Estreia no Carnaval
A Segurança informou que o policiamento e a população poderá usar o App já no Carnaval. Durante as abordagens, a polícia poderá averiguar a situação dos aparelhos encontrados com suspeitos.
"Se o celular constar na lista de aparelhos com restrição, ele será apreendidos imediatamente e devolvido ao verdadeiro dono".
O App ajudará também as pessoas que querem comprar aparelho usado a fazerem consulta e checar se ele não é roubado.
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.