Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:15

Lançamento do livro "Da Matriz vejo a cidade" abre a programação dos 300 anos da Paróquia de Santo Antonio

O livro resgata a história da cidade de Campo Maior, que se confunde bastante com a história da Igreja, destacando aspectos como: arquitetura, religiosidade, festejos, turismo e historicidade.

 

Deu início nesta terça-feira (10) a reta final para as comemorações dos 300 anos da Paróquia de Santo Antônio, que acontecerão no dia 12 de novembro, em Campo Maior-PI. O lançamento aconteceu às 19h30min, no Centro Diocesano de Pastoral da cidade, foi realizada a Cerimônia de lançamento do livro “Da Matriz vejo a cidade”, da Mestra Natália Oliveira, sob a orientação da Professora-doutora Alcília Afonso.

 

O livro resgata a história da cidade de Campo Maior, que se confunde bastante com a história da Igreja, destacando aspectos como: arquitetura, religiosidade, festejos, turismo e historicidade.

 

Estiveram presentes vários padres da Diocese de Campo Maior, coordenadores de pastorais e movimentos, imprensa, religiosos e leigos.

Durante a Cerimônia, o Bispo de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, comentou que foi uma feliz coincidência o trabalho de Mestrado da Natália sobre a Igreja de Campo Maior ser concluído no ano em que esta paróquia comemora os seus 300 anos de instalação. E ainda afirmou: “Creio que esta deve ser a única obra sobre a história de Campo Maior que é realmente comprovada, com fatos, documentos e fotos”.

 

Já a Professora Alcília Afonso, que orientou o trabalho de Natália, falou um pouco de como foi o processo de execução: “Antes a Natália não possuía nenhum domínio sobre arquitetura, a solução que achei foi pedir que ela estudasse em um dicionário. Em todos os momentos procurei incentivar a busca por novos elementos para o aprofundamento do trabalho”.

 

Na oportunidade, Monsenhor Paulo Mateus, Pároco da Catedral de Santo Antônio, parabenizou a historiadora pelo belo trabalho e por contribuir de forma grandiosa para a história da Igreja e de Campo Maior.

O coral da Catedral esteve presente no evento, cantando o Hino de Campo Maior e o Hino dos 300 anos da Paróquia e Santo Antônio. Após a Cerimônia, as autoras se posicionaram para dar autógrafos a todos que adquiriram o livro.

 

As comemorações não param

Nesta quarta-feira (11), a Orquestra Sinfônica de Teresina irá fazer uma apresentação na Catedral de Santo Antônio, às 19h00min. Esta será a primeira vez que a Matriz de Campo Maior será reaberta, após passar vários meses fechada para a realização de uma reforma orçada em 280 mil reais.

 

E na quinta-feira (12), às 10h00min acontecerá uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa, em Teresina, e às 18h00min, Missa em ação de graças pelos 300 anos da Paróquia de Santo Antônio, na Praça Bona Primo.

Fonte: Pastoral da Comunicação da Diocese de Campo Maior-PI

Por Helder Felipe

Mais de Geral