Ambientalistas afirmaram nesta segunda-feira que querem manter os planos de uma passeata em Paris antes dá cúpula do clima da ONU no final de novembro, apesar da sensação de insegurança deixada pelos ataques terroristas do dia 13.
Uma coalizão de grupos ativistas que inclui o Greenpeace, a Avaaz e a 350.org afirmou que pretende "manter todas as mobilizações atualmente planejadas”, incluindo uma marcha marcada para 29 de novembro, um dia antes do início da conferência.
Manifestações foram banidas na França após o governo decretar estado de emergência, quando os ataques da sexta-feira (13) deixaram 129 mortos.
Os grupos ambientalistas tinham um encontro marcado com autoridades francesas nesta terça-feira para discutir como prosseguir. A rota planejada para a passeata passa dentro de algumas das áreas atacadas pelos terroristas.
"A tragédia em Paris só fez fortalecer nossa motivação", afirmou Nicolas Haeringer, da 350.org. "Não conseguimos pensar em muitas reações melhores do que esse movimento por paz e esperança para reagir à violência e ao terror.
Os organizadores passaram meses preparando os detalhes da passeata, aguardando a participação de dezenas de milhares de pessoas.
A programação da conferência do clima em si, na qual países deverão adotar um novo acordo global para combater a mudança climática, foi mantida. Na segunda-feira, o primeiro-ministro Manuel Valls afirmou que nenhum líder mundial pediu que o encontro fosse adiado, mas disse que alguns eventos paralelos, como shows e festas, iriam ser cancelados.
Fonte: G1
Por Helder Felipe
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.