Supostas aparições de tubarões no litoral piauiense viraliza na web e bióloga explica
As imagens foram analisadas pela bióloga e especialista em tubarões e raias, Georgia Aragão.
Informações circulam nas redes sociais nesta quinta-feira (03), sobre um possível aparecimento de tubarões na praia do coqueiro, litoral piauiense. Segundo banhistas, três tubarões foram avistados na terça-feira (01), causando pânico nas pessoas que frequentam a praia. As imagens foram analisadas pela bióloga e especialista em tubarões e raias, Georgia Aragão.
Em vídeo, a especialista relata que, pelas imagens, é possível identificar os animais pelo padrão da nadadeira dorsal, negando a possibilidade de serem tubarões. Ela afirma que se trata de uma espécie de golfinho, podendo ser da uma espécie comum da região, o boto-cinza.
ENTENDA O CASO:
Um grupo de três tubarões foi avistado nessa quarta-feira (2) na beira da praia do Coqueiro, município de Luís Correia, litoral do Piauí. O registro foi obtido através de imagens gravadas por banhistas que frequentavam o local no momento da aparição. No vídeo é afirmado por uma das pessoas que os peixes se tratavam de tubarões brancos.Embora não seja comum o aparecimento de tubarões nas praias luís-correienses, pesquisadores alertam para grande possibilidade de novos registros desses peixes em água rasas da costa litorânea da região. Isso ocorre por conta da ausência prolongada de banhistas e sufistas devido ao isolamento social.
Segundo pesquisadores, tubarões são quase sempre muito tímidos, procuram evitar o contato com o ser humano. Todavia são predadores que ao sentirem fome atendem prioritariamente aos seus instintos, não podendo ser descartada a possibilidade de ataques predatórios nas praias piauienses.
Para evitar que isso ocorra, cabe ao banhista está consciente dessas informações, agindo com bastante cautela quando estiver na praia e decidir banhar no mar. Algumas medidas de precauções ao entrar na água é não dar as costas para as ondas, ficar sempre atento as laterais, entrar na água somente com o sol acima da cabeça, nunca banhar isolado e jamais menosprezar a presença dos peixes achando que "no raso eles não chegam".
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.