O Piauí comemorou 199 anos de emancipação política na terça-feira (19). Em homenagem ao estado, o g1 produziu o especial 'Piauí Lugares e Sabores' com um passeio por pontos turísticos e gastronômicos de cinco cidades.
A terceira cidade escolhida foi Campo Maior, a 83 km de Teresina. O lugar é destaque pela religiosidade a Santo Antônio, a carne de sol e outras iguarias da gastronomia piauiense, a famosa Batalha do Jenipapo e belezas naturais.
Monumento do Jenipapo
O Monumento do Jenipapo fica às margens da BR-343 e do Rio Jenipapo, na saída da zona urbana de Campo Maior. O local foi inaugurado em 1974, com o objetivo de preservar documentos, armas, símbolos da Batalha do Jenipapo.
Em dia 13 de março de 1823 ocorreu um dos embates mais sangrentos e importantes do processo de Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo. Cerca de 200 soldados piauienses, maranhenses e cearenses morreram lutando contra as tropas da coroa portuguesa, que colonizava o país.
Açude Grande
O Açude Grande é uma imensa lagoa localizada no Centro de Campo Maior, à beira da BR-343. O cartão postal da cidade é ideal para caminhada, corrida ou pedalar de bicicleta. O local encanta os visitantes com mais lindo pôr do sol e a beleza das carnaúbas. No local funciona o Iate Clube.
Serra de Santo Antônio
Criado em 2019, o Parque Estadual da Serra de Santo Antônio fica às margens da PI-215. O lugar reúne trilhas, cachoeiras, mirante e até fazendas que guardam a história do estado. Na subida da serra, o visitante tem contato com uma biodiversidade da flora e fauna, e no fim uma passagem incrível.
A Serra de Santo Antônio é formada por rochas sedimentares e compõe a Serra da Ibiapaba, que possui uma extensão de 4 mil hectares e faz parte de uma área de preservação ambiental que interliga as cidades de Altos, Campo Maior e Coivaras.
Centro Histórico da Praça Bona Primo
O Centro Histórico da Praça Bona Primo é onde ficam localizados os casarões antigos, Catedral de Santo Antônio e o Museu Paroquial. No local acontecem os festejos do santo casamenteiro, que reúne centenas de pessoas no mês de junho. O Museu Paroquial guarda elementos que ajudam a contar a história da igreja em Campo Maior.
Guia gastronômico
Tradicionalmente conhecida pela culinária, especialmente pelo Festival Sabor Maior, a cidade de Campo Maior tem grandes iguarias do paladar piauiense. A culinarista Betsabet Leite ensina a preparar um dos pratos típicos da região: arroz de capote caipira.
Ingredientes
- 1 Capote inteiro cortado nas juntas
- 1/2 kg de arroz
- 1/2 pimentão verde
- 1 cebola média
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de cominho em grão
- 1 colher de chá de colorau
- 3 dentes de alho amassado com a
- Pimenta do reino a gosto
- 1colher de sopa de sal
- 2 pimentas de cheiro picadas
- 1 maços de cheiro Verde
- 2 ovos cozidos
Modo de preparo
- Tempere o capote com sal, pimenta do reino, alho e o vinagre. Refogue o capote na própria gordura. Depois, acrescente a cebola, o pimentão e o colorau.
- Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Despois de cozido, acrescente 1litro de água fervente, acerte o sal, pise o cominho e acrescente ao capote.
- Em seguida, junte as pimentas picadas o cheiro verde e o arroz;
- Espere secar com a panela meio tampada. Por último, tampe a panela de pressão, baixe o fogo e espere pregar no fundo da panela;
- Decore com ovos rústicos e um ramo de coentro. Servir com farofa e salada de banana.
FONTE: G1 PIAUÍ
Bianca Viana
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.