A 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí negou, por unanimidade, a Apelação (45.0755498-33.2021.8.18.0000) interposta pelo ex-juiz José William Veloso Vale e manteve a condenação de primeira instância, que condenou o ex-juiz a 05 anos e 10 meses de reclusão, pelo crime de corrupção passiva.
O relator do Apelação foi o Desembargador Pedro de Alcântara da Silva Macedo e seu voto foi seguido pelos desembargadores Edvaldo Moura e Sebastião Ribeiro Martins.
O CRIME E A CONDENAÇÃO
No dia 18 de outubro de 2011, William Veloso foi flagrado pela Polícia Federal recebendo propina dentro da sala da 2ª Vara da Comarca de Campo Maior. Segundo denúncia da então prefeita do município de Nossa Senhora de Nazaré, Lucienne Maria Silva (PTB), o juiz vinha lhe extorquindo dinheiro para dá sentenças favoráveis em um processo.
A então prefeita, acompanhada da Polícia Federal, do então Promotor de Justiça de Campo Maior, Claudio Bastos, e do Juiz Luís Henrique Moreira Rego, da Corregedoria do TJ, combinou a entrega de R$ 1.000 (um mil reais), como parte dos combinados, ao magistrado. No momento que a gestora entregava o dinheiro no gabinete do juiz, a PF e os promotores entraram e deram voz de prisão.
William foi afastado do cargo em decisão monocrática proferida no plantão Judiciário de 19 de outubro, pela Desembargadora Rosimar Leite Carneiro, e ratificada pela Portaria 2.339 de 20 de outubro de 2011, assinada pelo desembargador Edvaldo Pereira de Moura. William Veloso pediu, e ganhou, a aposentadoria compulsória, mas continuou a responder o processo, sendo condenado pelo juiz Múccio Miguel Meira, da 1ª Vara da Comarca de Campo Maior.
FONTE/CRÉDITOS: Campo Maior em Foco
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.